Paisagem

Concurso Ideias para um Território Sustentável

Concurso para as Escolas 

No âmbito da implementação do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis encontra-se a decorrer o concurso para as escolas – Ideias para um Território Sustentável, que desafia os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que este espaço estabelece com a paisagem e o território envolvente.

Este concurso pretende que os alunos desenvolvam um estudo sobre a escola e a sua interação com o território circundante, efetuando uma análise em três momentos distintos: o passado (há 100 anos), o presente e o futuro (daqui a 100 anos).

Através desta abordagem temporal, os alunos são incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual do território e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade. As ideias podem ser expressas por meio de várias formas de representação, permitindo aos alunos utilizar a sua criatividade para comunicar as suas visões, ideias e soluções.

Mais informação

Vídeo Concurso

Cronograma do Concurso

ATÉ 10 MAIO | ENVIO DE PROPOSTAS

22 MAIO | DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

28 MAIO | ENTREGA DE PRÉMIOS

Será organizado um evento nacional do PPAS no dia 28 de maio a realizar-se na Casa da Arquitectura em Matosinhos onde serão entregues os prémios

PRGP das Serras de Monchique e Silves reconduzido a Programa Setorial

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, vai reconduzir o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) das Serras de Monchique e Silves a Programa Setorial, respeitando as normas previstas no Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT) para esta tipologia de planeamento.

O Despacho nº 1918/2024, de 20 de fevereiro, fundamenta a necessidade de harmonizar o PRGP de Monchique e Silves com os Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem aprovados na Resolução do Conselho de Ministros nº 49/2020, de 14 de junho, que cria o Programa de Transformação da Paisagem.

O PRGP de Monchique e Silves foi pioneiro e inspirador para o desenvolvimento do Programa de Transformação da Paisagem e para as medidas nele previstas, tendo como objetivos a resiliência e multifuncionalidade dos territórios vulneráveis, a valorização do capital natural e social e a remuneração dos serviços de ecossistemas. A sua execução veio criar uma base técnica e científica e um referencial para promover o desenvolvimento de outros programas da mesma natureza, que se encontram atualmente em diferentes fases de desenvolvimento. Todavia, enquanto projeto experimental não tinha a classificação de Programa Setorial.

A avaliação e monitorização do grau de implementação das ações prioritárias, diretrizes e abordagens territoriais do PRGPSMS carecem de ser ajustadas e conformadas com os dos demais PRGP, no sentido de dispor de indicadores de acompanhamento e monitorização que permitam a produção de informação de âmbito nacional e, em particular, com o PRGP da Serra do Caldeirão, também localizado na região do Algarve.

A Direção-Geral do Território é a entidade competente para a elaboração dos trabalhos necessários, apresentando uma proposta para Discussão Pública.

PPAS - 4.º Módulo de Formação| Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos (3 de Fevereiro)

No âmbito da implementação do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e Paisagem que conta com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-Geral de Educação, irá decorrer, no próximo dia 3 de fevereiro a 4.ª e última Ação de Formação , que terá por tema «PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS . A formação é gratuita, online, sendo dirigida a professores e ao público em geral no período da manhã e reservada a professores no período da tarde.

 

O último módulo de formação focar-se-á na prática pedagógica, com uma ênfase particular na utilização de recursos didáticos e é direcionado especificamente para os professores do 5º e 6º anos do Ensino Básico. Neste módulo serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a literacia do espaço, da arquitetura e da paisagem, incluindo o uso de atividades práticas, visitas de estudo, materiais multimédia e jogos educativos. Este módulo está pensado no sentido de apresentar e aplicar os conteúdos do Manual Digital (de professores e alunos) que será disponibilizado, permitindo fornecer aos professores um conjunto diversificado de estratégias e recursos que possam ser utilizados para transmitir efetivamente aos alunos os conceitos da Arquitetura e Paisagem Sustentáveis.

A execução do PPAS no presente ano letivo integra a oferta de formação certificada de professores; a disponibilização online de manuais e de um banco de atividades para professores e alunos, prevendo ainda a realização de workshops em cinco escolas, distribuídas pelo território nacional, que enquadram e suportam a promoção de um concurso nacional.

O programa encerrará com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com exposição de trabalhos, divulgação de resultados, atribuição e entrega de prémio.

Assista no YouTube ao módulo da manhã

Folheto da formação

Mais informação sobre o PPAS

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