Paisagem

2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 | Terceira sessão | 14 de julho | 16h

O  Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade 2030] vai ter a próxima sessão dia 14 de julho às 16h. A próxima sessão, terceira sessão do Fórum, tem como tema ´Nada Melhor do que Começar por Mudar o Lugar Onde Vivemos’.

Esta sessão irá abordar três projetos de iniciativa municipal já executados e/ou em curso, o 'Complexo das Salinas', em Câmara de Lobos, o 'Corredor do Rio Leça', de Santo Tirso a Matosinhos e a 'Requalificação da Frente de Mar da Horta', na cidade da Horta.

Todos os lugares importam mas, de acordo com o olhar dos cidadãos, alguns lugares importam mais do que outros e a capacidade das políticas, regionais e locais, para reverter a situação agrava-se com a falta de dinâmicas de intervenção pública regional. A urgência deste desafio em termos uma política pública de investimento regional comum, responsabilizam-nos a todos enquanto agentes da transformação, em valorizar e qualificar os nossos territórios, em diferentes escalas, formas e ações, na sua diversidade e complexidade. Neste contexto, as cidades de pequena e média dimensão devem assumir-se como motores do crescimento nas suas regiões.

O encontro será moderado por Paula Santos (Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos) e contará com a participação de Paulo David (Arquiteto), Pedro Gonçalves (da Genus – Associação de Defesa do Património da Madeira), Artur Branco (Secretário Executivo do corredor do Rio Leça) e João Costa Ribeiro (Arquiteto da Extraestúdio).

Assista e participe na terceira sessão do Fórum no dia 14 de julho, das 16:00 às 17:30 em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 | Segunda sessão | 23 de junho | 16h

De regresso em 2022, o  Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade 2030] vai realizar a sua segunda sessão no próximo dia 23 de junho, às 16h. Dando mais um contributo para refletir e debater sobre as questões que se colocam hoje à qualidade da arquitetura e da paisagem, condição determinante do bem-estar e da qualidade de vida de qualquer cidadão, esta segunda sessão tem como tema ‘De Pequenino se Torce a Paisagem’.

No encontro vão cruzar-se experiências de ensino e aprendizagem dirigidas aos mais novos, onde se relacionam casas, arquiteturas, territórios, patrimónios e paisagens. Depois da constatação de que existe uma iliteracia profunda em matéria de arquitetura e paisagem e de que a formação do gosto hoje se gera basicamente por padrões estereotipados disseminados pelos media, e particularmente pelos meios de comunicação digitais, com uma generalizada ausência de crítica, torna-se clara a necessidade de apostar na sensibilização dos mais novos para as questões da qualidade da arquitetura e da paisagem.

O encontro será moderado por Duarte Belo (Arquiteto e Fotógrafo) e Ana Maio (Arquiteta, Ordem dos Arquitetos) e terá como convidados Silvia Berény (Presidente da Direção e Diretora Pedagógica da OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas), Aida Carvalho (Presidente da Fundação Côa-Parque) e João Gomes Abreu (Museu da Paisagem/ESCS-IP).

Assista e participe na segunda sessão do Fórum no dia 23 de junho, das 16:00 às 17:30 em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030.

Todas as sessões decorrem em formato online, através da plataforma Zoom, nos dias 26 de maio, 23 de junho, 14 de julho, 22 de setembro e 27 de outubro, sempre das 16:00 às 17:30.

26 de maio - Paisagens (des)qualificadas. Os pontos nos is

23 de junho – De pequenino se torce a paisagem

14 de julho – Nada melhor que começar por mudar o lugar onde vivemos

22 de setembro – Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem – Capacitar atores e instituições

27 de outubro – Olhares de fora: Ao encontro da qualidade na Europa

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Encontra-se a decorrer, ao longo de todo o mês de abril, e pelo segundo ano consecutivo, o Mês Internacional da Arquitetura Paisagista. Em Portugal, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) promove ao longo de todo o mês diversos eventos e iniciativas em colaboração com entidades parceiras.

A maioria dos encontros serão realizados através do ZOOM e transmitidos em direto no Facebook da APAP.

Conheça a calendarização dos eventos e participe nesta celebração!

Páginas

Subscreva RSS - Paisagem
X