Paisagem

PPAS - 4.º Módulo de Formação| Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos (3 de Fevereiro)

No âmbito da implementação do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e Paisagem que conta com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-Geral de Educação, irá decorrer, no próximo dia 3 de fevereiro a 4.ª e última Ação de Formação , que terá por tema «PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS . A formação é gratuita, online, sendo dirigida a professores e ao público em geral no período da manhã e reservada a professores no período da tarde.

 

O último módulo de formação focar-se-á na prática pedagógica, com uma ênfase particular na utilização de recursos didáticos e é direcionado especificamente para os professores do 5º e 6º anos do Ensino Básico. Neste módulo serão apresentadas diferentes abordagens para estimular a literacia do espaço, da arquitetura e da paisagem, incluindo o uso de atividades práticas, visitas de estudo, materiais multimédia e jogos educativos. Este módulo está pensado no sentido de apresentar e aplicar os conteúdos do Manual Digital (de professores e alunos) que será disponibilizado, permitindo fornecer aos professores um conjunto diversificado de estratégias e recursos que possam ser utilizados para transmitir efetivamente aos alunos os conceitos da Arquitetura e Paisagem Sustentáveis.

A execução do PPAS no presente ano letivo integra a oferta de formação certificada de professores; a disponibilização online de manuais e de um banco de atividades para professores e alunos, prevendo ainda a realização de workshops em cinco escolas, distribuídas pelo território nacional, que enquadram e suportam a promoção de um concurso nacional.

O programa encerrará com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com exposição de trabalhos, divulgação de resultados, atribuição e entrega de prémio.

Assista no YouTube ao módulo da manhã

Folheto da formação

Mais informação sobre o PPAS

Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis - 3.ª Ação de Formação

Encontra-se a decorrer o Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS), uma iniciativa da Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e Paisagem que conta com o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção Geral de Educação, estando neste momento abertas as inscrições para a 3.ª Ação de Formação, com o tema «EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DA ARQUITETURA E DA PAISAGEM», que irá decorrer no próximo dia 20 de janeiro, das 10:00 -13:00 e das 14:30 -17:30. A formação é gratuita, online, sendo dirigida a professores e ao público em geral no período da manhã e reservada a professores no período da tarde.

Direcionando aos professores e aos alunos do ensino básico e secundário, este programa pretende formar e capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros, através da educação para arquitetura e paisagem.

A implementação do PPAS passa por trabalhar diretamente com a comunidade educativa, permitindo criar as bases para impulsionar uma mudança significativa no modo como as crianças e jovens percecionam e interagem com o mundo à sua volta, incrementando a literacia do espaço, tornando-os mais conscientes, responsáveis, exigentes e proativos na conceção e preservação do património, do ambiente construído e da paisagem.

A sua execução, no ano letivo 2023/2024, foca-se no 2º Ciclo do Ensino Básico e engloba a oferta de formação certificada de professores; a disponibilização online de manuais e de um banco de atividades para professores e alunos e a realização de workshops em cinco escolas, distribuídas pelo território nacional, que enquadram e suportam a promoção de um concurso nacional.

O programa encerrará com um evento nacional, dedicado à educação, paisagem, arquitetura, património e sustentabilidade, com exposição de trabalhos, divulgação de resultados, atribuição e entrega de prémio.

Folheto da formação

Inscrições

Sobre o programa

Dia Internacional da Paisagem

A 20 de outubro celebra-se o Dia Internacional da Paisagem, dia que assinala a importância da paisagem para a qualidade de vida. Repositório da nossa identidade, a paisagem assume, de forma direta e indireta, uma importância cada vez maior no nosso quotidiano, sendo determinante para o bem-estar das sociedades e para a provisão dos serviços dos ecossistemas. 

Portugal é um dos países signatários da Convenção Europeia da Paisagem, assinada em Florença em 2000 e ratificada para o direito nacional em 2005, sendo esta Convenção o primeiro tratado internacional dedicado exclusivamente à paisagem.

Todos os agentes territoriais são convidados a participar desta celebração!

 

Páginas

Subscreva RSS - Paisagem
X