Conferência

8.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

A 8.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) vai realizar-se no próximo dia 3 de dezembro, das 10h às 16h no auditório da Direção-Geral do Território, em Lisboa, assinalando o décimo aniversário da publicação desta política.

Em 2015, a PNAP destacou-se pela sua visão pioneira, ao reconhecer a arquitetura e a paisagem como expressões da identidade cultural e histórica do país, e como pilares essenciais do bem-estar, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.

Uma década depois, e perante os desafios do nosso tempo, em particular a crise climática, a PNAP renova-se através de uma agenda proativa e resiliente, reafirmando o seu caráter transversal. Qualificar os territórios, a paisagem, a arquitetura e o património, promovendo uma vida com mais qualidade, é um desígnio coletivo que requer o envolvimento de todos os setores, público, privado e comunitário. Este compromisso implica uma nova cultura e uma nova mentalidade, possíveis apenas através da educação das gerações mais jovens, da formação e capacitação dos técnicos da administração local e central, e da participação ativa da sociedade civil e das empresas.

Com o tema “10 anos da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem: Balanço e Futuro face aos Desafios da Sociedade Atual”, a 8.ª Conferência Anual propõe-se partilhar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento da PNAP ao longo da última década e trazer para o debate as prioridades e linhas de ação para o futuro. O programa incluirá ainda a apresentação de projetos e iniciativas de diferentes agentes territoriais que, a nível local e nacional, têm contribuído para valorizar e divulgar a qualidade da arquitetura, do património e da paisagem.

A conferência integra a cerimónia de entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2025. Os projetos distinguidos constituem referências inspiradoras na adoção de boas práticas que contribuem para a qualificação do território e para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem, que este ano celebra 25 anos de existência.

Conheça o programa e inscreva-se.

Conferência 10 anos da MONTIS

Para assinalar os 10 anos de existência, a MONTIS, uma ONG dedicada à Gestão e Conservação da Natureza, vai realizar, entre os dias 10 a 12 de abril, em Viseu, a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”.

Fundada em 21 de março de 2014, esta associação sem fins lucrativos e de âmbito nacional, com sede em Vouzela, tem centrado o seu trabalho na gestão de territórios rurais, com o objetivo de garantir o desenvolvimento dos processos naturais, promover a conservação de espécies autóctones, gerir de forma inteligente os fogos florestais e outros riscos naturais e aumentar o valor de mercado da biodiversidade.

A sua atividade tem contribuído de forma indiscutível para a valorização da paisagem e para a conservação da natureza.

A conferência que assinala o décimo aniversário da associação é uma oportunidade para ficar a conhecer melhor o seu trabalho e resultados alcançados ao longo dos últimos anos, estando previstas diversas atividades, incluindo saídas de campo a territórios que tenha beneficiado da sua intervenção.

Conheça o programa e inscreva-se!

THE FESTIVAL OF THE NEW EUROPEAN BAUHAUS PORTUGAL THE FUTURE IS NOW: REDESIGNING PRIORITIES 9 E 10 ABRIL, FUNDÃO

Nos dias 9 e 10 de abril, a cidade do Fundão vai receber o New European Bauhaus Festival, uma iniciativa satélite do The Festival of the New European Bauhaus, que decorrerá entre 9 e 13 de abril, em Bruxelas, com transmissão online para todo o mundo. 

A Ordem dos Arquitectos e os seus parceiros apresentam um Programa de uma representatividade interdisciplinar inovadora, com participantes de áreas disciplinares distintas, como Masslab: Joana Milhais e Ferreira Calçada, e João Luis Carrilho da Graça, entre tantos outros oradores convidados.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, através de um formulário próprio, disponível em AQUI.

The Future is now: Redesigning Priorities vai ser o tema central do programa que, através da realização de quatro mesas, junta convidados das mais diversas áreas multidisciplinares, como o mundo académico, o tecido empresarial, tecnológico e inovador, atendendo às perspetivas dos mais jovens, seja na visão ainda académica e estudantil, ou a partir da prática de jovens arquitectos.

O programa conta, ainda, com o envolvimento de reconhecidos ateliers e de arquitectos que desenvolvem a sua formação académica em outras áreas.

Programa 

Inscrições 

Mais informações 

Páginas

Subscreva RSS - Conferência
X