Arquitetura

5.ª Edição do PRÉMIO DE ARQUITETURA DO ALGARVE

Está aberto, até 31 de janeiro, o período para receção de candidaturas à 5.ª Edição do PRÉMIO DE ARQUITETURA DO ALGARVE.

A iniciativa pretende divulgar a importância da arquitetura da região e, consequentemente, reconhecer o mérito dos membros da Ordem dos Arquitectos.

As obras devem enquadrar-se dentro de uma das categorias que constituem o prémio, podendo possuir carácter privado ou público, designadamente:

  • Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar;
  • Habitação Coletiva;
  • Equipamento, Serviços e Indústria;
  • Arquitetura e Paisagem

Para esta 5.ª edição,  são elegíveis todas as obras localizadas no âmbito territorial da região do Algarve, que possuam autoria de membros da Ordem dos Arquitectos e/ou Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, concluídas entre o dia 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2025 (5 anos), com licença de utilização ou documento equivalente emitido, ou, no caso de obras públicas, com documento comprovativo da respetiva receção provisória, a anexar ao processo de candidatura.

Consulte o regulamento e participe no concurso.

Email para esclarecimentos: algarve.concursos@ordemdosarquitectos.org

8.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

A 8.ª Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP) vai realizar-se no próximo dia 3 de dezembro, das 10h às 16h no auditório da Direção-Geral do Território, em Lisboa, assinalando o décimo aniversário da publicação desta política.

Em 2015, a PNAP destacou-se pela sua visão pioneira, ao reconhecer a arquitetura e a paisagem como expressões da identidade cultural e histórica do país, e como pilares essenciais do bem-estar, da inclusão social e do desenvolvimento sustentável.

Uma década depois, e perante os desafios do nosso tempo, em particular a crise climática, a PNAP renova-se através de uma agenda proativa e resiliente, reafirmando o seu caráter transversal. Qualificar os territórios, a paisagem, a arquitetura e o património, promovendo uma vida com mais qualidade, é um desígnio coletivo que requer o envolvimento de todos os setores, público, privado e comunitário. Este compromisso implica uma nova cultura e uma nova mentalidade, possíveis apenas através da educação das gerações mais jovens, da formação e capacitação dos técnicos da administração local e central, e da participação ativa da sociedade civil e das empresas.

Com o tema “10 anos da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem: Balanço e Futuro face aos Desafios da Sociedade Atual”, a 8.ª Conferência Anual propõe-se partilhar o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acompanhamento da PNAP ao longo da última década e trazer para o debate as prioridades e linhas de ação para o futuro. O programa incluirá ainda a apresentação de projetos e iniciativas de diferentes agentes territoriais que, a nível local e nacional, têm contribuído para valorizar e divulgar a qualidade da arquitetura, do património e da paisagem.

A conferência integra a cerimónia de entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2025. Os projetos distinguidos constituem referências inspiradoras na adoção de boas práticas que contribuem para a qualificação do território e para a implementação da Convenção Europeia da Paisagem, que este ano celebra 25 anos de existência.

Conheça o programa e inscreva-se.

PPAS na Noite Europeia dos Investigadores

O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS) vai estar presente na edição de 2024 da Noite Europeia dos Investigadores, que este ano tem como tema "Ciência para os Desafios Globais".

Dia 27 de setembro das 17h às 24h, no Museu de História Natural e da Ciência, vários investigadores desenvolverão atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos concorrentes para o tema da edição. É neste contexto que o Gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, apresenta como proposta a realização de atividades, com base na divulgação do Programa Paisagem E Arquitetura Sustentáveis. A iniciativa terá ainda lugar nas cidades de Coimbra, Braga e Évora, cada qual com distintas programações.

O PPAS vem promover a educação para um território sustentável, através da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), como forma de capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros. Este programa foi organizado pela Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem que integra a Direção Geral do Território (DGT), o Instituto Público Património Cultural, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) e a Ordem dos Arquitectos (OA), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral dos Equipamentos Escolares (DGEsTE). 

A implementação deste programa (produção e execução técnica), durante o ano letivo 2023/2024, focou-se no 2º Ciclo do Ensino Básico e englobou: a oferta de Formação Certificada de Professores; a disponibilização on-line de Recursos Educativos (um Manual e um Banco de Atividades para professores e alunos); a realização de Workshops em cinco escolas do país e a promoção de um Concurso Nacional.

Neste contexto a proposta para a NEI 2024, para além de reforçar a divulgação de todas estas ações, disponíveis on-line (www.ppas.pt), será promover junto do público mais jovem a realização de algumas das atividades do Manual para o 2º Ciclo – Educação para um Território Sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta, como formar de sensibilizar para a temática e capacitar os jovens para os desafios globais!

Mais info em: https://noitedosinvestigadores.org

Páginas

Subscreva RSS - Arquitetura
X