Arquitetura

2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 | Terceira sessão | 14 de julho | 16h

O  Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade 2030] vai ter a próxima sessão dia 14 de julho às 16h. A próxima sessão, terceira sessão do Fórum, tem como tema ´Nada Melhor do que Começar por Mudar o Lugar Onde Vivemos’.

Esta sessão irá abordar três projetos de iniciativa municipal já executados e/ou em curso, o 'Complexo das Salinas', em Câmara de Lobos, o 'Corredor do Rio Leça', de Santo Tirso a Matosinhos e a 'Requalificação da Frente de Mar da Horta', na cidade da Horta.

Todos os lugares importam mas, de acordo com o olhar dos cidadãos, alguns lugares importam mais do que outros e a capacidade das políticas, regionais e locais, para reverter a situação agrava-se com a falta de dinâmicas de intervenção pública regional. A urgência deste desafio em termos uma política pública de investimento regional comum, responsabilizam-nos a todos enquanto agentes da transformação, em valorizar e qualificar os nossos territórios, em diferentes escalas, formas e ações, na sua diversidade e complexidade. Neste contexto, as cidades de pequena e média dimensão devem assumir-se como motores do crescimento nas suas regiões.

O encontro será moderado por Paula Santos (Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos) e contará com a participação de Paulo David (Arquiteto), Pedro Gonçalves (da Genus – Associação de Defesa do Património da Madeira), Artur Branco (Secretário Executivo do corredor do Rio Leça) e João Costa Ribeiro (Arquiteto da Extraestúdio).

Assista e participe na terceira sessão do Fórum no dia 14 de julho, das 16:00 às 17:30 em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Encontra-se a decorrer, ao longo de todo o mês de abril, e pelo segundo ano consecutivo, o Mês Internacional da Arquitetura Paisagista. Em Portugal, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) promove ao longo de todo o mês diversos eventos e iniciativas em colaboração com entidades parceiras.

A maioria dos encontros serão realizados através do ZOOM e transmitidos em direto no Facebook da APAP.

Conheça a calendarização dos eventos e participe nesta celebração!

Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura – Relatório e Sumário Executivo

Depois da publicação em língua inglesa, em 2021, do relatório Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura, a Comissão Europeia disponibiliza agora também o seu sumário executivo em português.

Este relatório, elaborado pelo Grupo de Peritos dos Estados-Membros da EU, agrega as tendências predominantes e melhores práticas contemporâneas sobre a gestão da qualidade de intervenções sobre os territórios, avançando com um conjunto de recomendações a diferentes níveis. Os 39 peritos participantes foram nomeados por 23 Estados-Membros, e pela Noruega e Suíça, e colaboraram estreitamente com o propósito de abordar os desafios atuais e as estratégias de longo prazo para o ambiente em que vivemos.

O relatório teve por referência o Sistema de Qualidade Davos Baukultur, fornecendo definições concretas de arquitetura de alta qualidade e ambiente construído. No documento são apresentados estudos de caso e boas práticas dos países europeu e sugeridas formas de operacionalizar os critérios de qualidade, aplicados a vários níveis de governação. As recomendações visam diferentes escalas, tais como as políticas da UE, os contextos nacionais e o nível local, para além das partes interessadas do setor privado e do domínio profissional.

Aceda ao Relatório completo em inglês e ao Sumário Executivo em português. Pode obter mais informações através do endereço mlacerda@dgpc.pt.

Páginas

Subscreva RSS - Arquitetura
X