Arquitetura

O Novo Bauhaus Europeu: Sessões de Esclarecimento Online

Até 26 de Fevereiro de 2021 irão ter lugar sessões de informação e esclarecimento sobre o Novo Bauhaus Europeu.

Inspirado no movimento Bauhaus, uma das mais influentes escolas de arquitetura e design, a Comissão lançou esta iniciativa com vista a desencadear uma transformação positiva das cidades e do nosso ambiente construído, favorecendo uma vaga de renovação urbana que concilie as dimensões artística, cultural, económica e ambiental e que possa fazer a ponte entre os mundos da ciência, da tecnologia, da arte e da cultura e gerar uma nova estética para a transformação ecológica.

Neste contexto a Comissão conduzirá inicialmente um processo participativo para conceber o projeto, que decorrerá até ao verão de 2021.

As sessões de esclarecimento são abertas ao público, não sendo necessária inscrição prévia. Para participar basta aceder ao link da sessão.

Os participantes são convidados a dar contributos e colocar as suas questões.

De acordo com o programa desta iniciativa, as sessões são temáticas, dirigem-se a um público alvo e/ou grupos de interesse específico.

 

Programa

15 Fev (11h00-11h50) - Regions, cities and local authorities

16 Fev (11h00-11h50) - Open to everyone

22 Fev (11h00-11h50) - Scientific communities

23 Fev (11h00-11h50) - Youth sector and universities

24 Fev (11h00-11h50)Creative sector (ARCHITECTS, designers, artists)

26 Fev (11h00-11h50) - Businesses

Mais informação sobre o Novo Bauhaus Europeu disponível em europa.eu/new-european-bauhaus/index_pt

Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista Manuel Gomes da Costa

Encontra-se a decorrer o concurso para atribuição do “Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista Manuel Gomes da Costa” cujas candidaturas deverão ser formalizadas entre 1 de fevereiro e 31 março de 2021.

Esta iniciativa tem como objetivo promover e incentivar a qualidade arquitetónica, a dignificação da imagem urbana, a valorização e distinção das obras mais relevantes a nível municipal, bem como a salvaguarda do património do concelho. Com a atribuição deste prémio o Município de Faro pretende-se reconhecer publicamente o mérito projeto, do autor, ao promotor e ao construtor.

Podem concorrer entidades públicas e privadas e os autores dos projetos de arquitetura e arquitetura paisagista das obras que tenham obtido a correspondente autorização de utilização nos anos de 2017 a 2020, nas seguintes secções:

• Obra de construção;

• Obra de reabilitação;

• Espaços exteriores.

O regulamento do prémio (Regulamento n.º 1034/202, publicado no Diário da República n.º 226/2020, Série II de 2020-11-19) pode ser consultado no sítio da internet do Município, http://www.cm-faro.pt , ou no sitio do Diário da República em https://dre.pt/

A colocação de dúvidas ou pedido de esclarecimentos deverá ser efetuado por escrito, por correio ou, ainda, por correio electrónico, através do endereço dotru.diu@cm-faro.

In memoriam - Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 – 2020

Gonçalo Ribeiro Telles

In memoriam

Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 – 2020

Arquiteto paisagista, político e professor universitário, Gonçalo Ribeiro Telles foi uma das personalidades portuguesas que mais se destacou na luta pela ecologia, pelo direito ao ambiente, do ordenamento do território e da qualidade da paisagem.

Defensor da causa pública, iniciou um movimento em prol da valorização da paisagem, sendo uma das vozes pioneiras a preocupar-se com a conservação da natureza e com o ordenamento do território o que levaria à criação da primeira política pública de ambiente.

Em resultado do seu trabalho foi consagrado o direito ao ambiente e qualidade de vida na constituição portuguesa, criada a Reserva Agrícola Nacional em defesas do solo agrícola, e a Reserva Ecológica Nacional enquanto estrutura biofísica do território fundamental para a salvaguarda do ciclo da água.

Também sob sua ação foi criado o sistema nacional de áreas protegidas e o sistema de planeamento territorial centrado nos PDM e nos PROT.

Entusiástico incansável, desenvolveu várias soluções e conceitos de base ecológica, tais como a estrutura ecológica municipal, os corredores verdes e a estrutura verde, que contribuíram para melhorar o desempenho ambiental dos territórios e a qualidade de vida dos seus habitantes.

"O homem desempenha na modelação da paisagem um papel muito importante; pode ser considerado, neste aspeto, como um autentico criador de beleza".

Gonçalo Ribeiro Telles, revista Cidade Nova, 1956 IV série, 4

 

Páginas

Subscreva RSS - Arquitetura
X