Jornadas de reflexão APAP: Ordenamento do Território e Paisagem

A Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas está a promover uma reflexão em torno do Ordenamento do Território e da Paisagem, associada à realização de Jornadas itinerantes, que terão lugar em diferentes cidades até 16 de janeiro de 2026.

A programação das jornadas ficou a cargo da arquiteta paisagista Fátima Bacharel, especialista nesta área.

No contexto atual a APAP pretende refletir se, e como, é possível no tempo presente que os princípios e conceitos da arquitetura paisagista, incluindo os da RAN e da REN, sejam acautelados noutros âmbitos e de que forma os arquitetos paisagistas devem transmitir e aplicar o seu conhecimento acumulado, adquirido e contemporâneo no processo de ordenamento do território.

Considerando que o caminho a fazer, olhando para o futuro, não deve passar por propostas de alteração legislativa, a reflexão que se propõe, é sobre a forma de garantir que “o conceito de paisagem global serve o ordenamento do território e possibilita o desenho da paisagem.” (Ribeiro Telles, 2016, p. 110).

Nos encontros a realizar sobre esta matéria, são chamados vários arquitetos paisagistas que têm a experiência em diversos âmbitos e nos vários níveis do processo de ordenamento do território, propõe-se a realização de um conjunto de debates sobre as respetivas interações no Ordenamento do Território e na Paisagem nos seguintes âmbitos:

  • Os instrumentos de gestão territorial;
  • As Servidões e Restrições de Utilidade Pública;
  • A Conservação da Natureza;
  • A importância dos órgãos consultivos;
  • A gestão das politicas de ordenamento do território;
  • O ensino como preparação para a Arquitetura Paisagista na escala do Ordenamento do Território;
  • Debate final: A Arquitetura Paisagista no Ordenamento da Paisagem.

Conheça o calendário e inscreva-se nas jornadas.

17 Candidaturas submetidas à 5ª Edição do Prémio Nacional da Paisagem

O Prémio Nacional da Paisagem (PNAP) voltou a mobilizar, mais uma vez, a comunidade. Terminado o período de receção das candidaturas, no passado dia 31 de julho, registaram-se 17 candidaturas, provenientes de autarquias locais, comunidades intermunicipais e organizações não governamentais.

As candidaturas recebidas serão agora avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pelo projeto, à sua contribuição para o desenvolvimento sustentável (incluindo a resposta aos desafios decorrentes das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade), ao seu valor exemplar, à participação pública subjacente à conceção e/ou implementação do projeto, bem como à sensibilização que promove junto das populações.

A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e a projeção internacional do projeto vencedor, através da sua candidatura ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

O prémio será entregue em cerimónia pública, em data a anunciar, e o vencedor será convidado a apresentar o seu projeto no Fórum Internacional do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade de divulgar as realizações alcançadas junto dos Estados Parte do Conselho da Europa, signatários da Convenção da Paisagem.

A forte adesão a este Prémio é um reflexo da importância crescente que o tema da paisagem tem vindo a assumir no âmbito das políticas territoriais.

Nos próximos meses, o júri irá proceder à seleção do vencedor.

Acompanhe os desenvolvimentos neste site.

8.ª Sessão do Fórum das Seleções Nacionais do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

A Direção-Geral do Território (DGT), em parceria com o Conselho da Europa e a Câmara Municipal da Lousã, organiza no próximo dia 27 de junho de 2025, no Hotel Octant Lousã, a 8.ª Sessão do Fórum das Seleções Nacionais do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Este evento internacional de elevado prestígio celebra a entrega do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa à candidatura portuguesa “Aldeias da Serra da Lousã – Onde as Aldeias Soam a Único”, vencedora da presente edição do galardão europeu.

O Fórum reunirá representantes dos países signatários da Convenção Europeia da Paisagem, com apresentação de projetos exemplares e partilha de experiências sobre boas práticas na gestão e valorização da paisagem.

O programa inclui, além das sessões temáticas, uma visita técnica ao território distinguido e um momento de confraternização com degustação de produtos locais. A sessão assinala também o 10.º aniversário da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, reafirmando o compromisso de Portugal com a salvaguarda e valorização do território.

A participação presencial é exclusivamente por convite institucional. No entanto, todos os interessados poderão acompanhar a 8.ª Sessão do Fórum em formato online, entre as 10h00 e as 15h45, com possibilidade de participação interativa durante os painéis (incluindo colocação de questões aos oradores).

Importa salientar que a transmissão online não inclui a cerimónia de entrega do Prémio e das menções especiais, que terá lugar durante a visita técnica da parte da tarde. Aceda ao programa completo e inscreva-se e receba o link do evento para participar em formato online.

Páginas

Subscreva PNAP RSS
X