Novo relatório sobre a capacidade técnica dos municípios nos domínios da arquitetura, urbanismo e paisagem

Já está disponível o relatório ‘Inquérito sobre a capacidade técnica dos municípios portugueses nos domínios da arquitetura, urbanismo e paisagem – Apresentação, análise e discussão dos resultados finais’.

O documento apresenta um diagnóstico atualizado sobre os recursos técnicos existentes nos municípios nestas áreas estratégicas para o desenvolvimento territorial.

O estudo resulta de um inquérito promovido pela Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem (CAAP), no âmbito da implementação da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), aprovada em 2015. O inquérito foi dirigido ao universo dos 308 municípios portugueses, tendo sido obtidas 180 respostas válidas, correspondentes a uma taxa de resposta de 58%, assegurando a representatividade de todas as regiões do país.

Neste documento são analisados vários aspetos, entre os quais o nível de conhecimento da PNAP por parte dos municípios, a caracterização dos quadros técnicos municipais nas áreas da arquitetura, urbanismo e paisagem, bem como as necessidades de formação e capacitação técnica identificadas a nível local. Os resultados permitem identificar tendências, desafios e oportunidades de melhoria, constituindo uma base sólida para a definição de ações futuras de apoio aos municípios.

Elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com a colaboração da Direção-Geral do Território (DGT), este relatório pretende apoiar a concretização da PNAP ao nível local, contribuindo para o reforço da capacidade técnica municipal e para a promoção da qualidade da arquitetura, da paisagem e do ambiente construído em Portugal.

Aceda ao documento

 

5.ª Edição do PRÉMIO DE ARQUITETURA DO ALGARVE

Está aberto, até 31 de janeiro, o período para receção de candidaturas à 5.ª Edição do PRÉMIO DE ARQUITETURA DO ALGARVE.

A iniciativa pretende divulgar a importância da arquitetura da região e, consequentemente, reconhecer o mérito dos membros da Ordem dos Arquitectos.

As obras devem enquadrar-se dentro de uma das categorias que constituem o prémio, podendo possuir carácter privado ou público, designadamente:

  • Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar;
  • Habitação Coletiva;
  • Equipamento, Serviços e Indústria;
  • Arquitetura e Paisagem

Para esta 5.ª edição,  são elegíveis todas as obras localizadas no âmbito territorial da região do Algarve, que possuam autoria de membros da Ordem dos Arquitectos e/ou Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas, concluídas entre o dia 1 de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2025 (5 anos), com licença de utilização ou documento equivalente emitido, ou, no caso de obras públicas, com documento comprovativo da respetiva receção provisória, a anexar ao processo de candidatura.

Consulte o regulamento e participe no concurso.

Email para esclarecimentos: algarve.concursos@ordemdosarquitectos.org

Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva 2026 - Concurso Aberto

Está aberto, até 31 de março de 2026, um novo concurso para atribuição do Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva.

O prestigiado prémio tem um valor monetário de 50 mil euros e visa distinguir projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel.

Correspondendo à vontade manifestada por Maria Tereza Burnay de Almeida Belo Eugénio de Almeida de homenagear a memória do seu marido Vasco Vilalva, mecenas na área da recuperação e da valorização do património, a Fundação Calouste Gulbenkian criou um prémio anual com o seu nome, destinado a assinalar intervenções de elevada qualidade, exemplares em bens imóveis ou móveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património. Atribuído pela primeira vez em 2007, após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.

Os interessados poderão consultar o Regulamento e apresentar a sua candidatura até ao final do mês de março.

Páginas

Subscreva PNAP RSS
X