Congresso infraestruturas verdes - Paredes de Coura | 23 e 24 de outubro

O Município de Paredes de Coura está a promover nos próximos dias 23 e 24 de outubro, o ‘Congresso transfronteiriço – Infraestruturas Verdes: a importância da natureza em áreas humanizadas’, no âmbito do Projeto Green Gap.

O evento realiza-se no Centro Cultural de Paredes de Coura e tem como temas a importância e o papel das infraestruturas verdes na manutenção da paisagem e na conservação da biodiversidade num quadro de alterações climáticas. O Município, em colaboração com os parceiros do Projeto Green Gap, procura, com esta iniciativa, destacar a importância de promover a implementação e melhoria das infraestruturas verdes, procurando soluções baseadas na natureza, facilmente replicáveis, que contribuam para um território mais resiliente e comunidades mais conscientes dos desafios ambientais atuais.

Projeto Green Gap opera na região transfronteiriça da Galiza e Norte de Portugal, e inclui, entre outras ações, um total de 7 projetos-piloto de infraestruturas verdes como práticas demonstrativas. O projeto pretende ainda, a partir da escala local, contribuir para proteger, conservar e valorizar a natureza e os elementos que compõem a infraestrutura verde, promovendo o seu planeamento, contribuindo para combater a perda de biodiversidade e valorizando os ecossistemas naturais, o ambiente urbano e os serviços ecossistémicos.

A entrada no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Consulte o Programa Completo e demais informações na página oficial da iniciativa.

PPAS na Noite Europeia dos Investigadores

O Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS) vai estar presente na edição de 2024 da Noite Europeia dos Investigadores, que este ano tem como tema "Ciência para os Desafios Globais".

Dia 27 de setembro das 17h às 24h, no Museu de História Natural e da Ciência, vários investigadores desenvolverão atividades junto do público sobre os projetos de investigação em que estão envolvidos concorrentes para o tema da edição. É neste contexto que o Gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, apresenta como proposta a realização de atividades, com base na divulgação do Programa Paisagem E Arquitetura Sustentáveis. A iniciativa terá ainda lugar nas cidades de Coimbra, Braga e Évora, cada qual com distintas programações.

O PPAS vem promover a educação para um território sustentável, através da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), como forma de capacitar as novas gerações para compreender e enfrentar os desafios ambientais atuais e futuros. Este programa foi organizado pela Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem que integra a Direção Geral do Território (DGT), o Instituto Público Património Cultural, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) e a Ordem dos Arquitectos (OA), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral dos Equipamentos Escolares (DGEsTE). 

A implementação deste programa (produção e execução técnica), durante o ano letivo 2023/2024, focou-se no 2º Ciclo do Ensino Básico e englobou: a oferta de Formação Certificada de Professores; a disponibilização on-line de Recursos Educativos (um Manual e um Banco de Atividades para professores e alunos); a realização de Workshops em cinco escolas do país e a promoção de um Concurso Nacional.

Neste contexto a proposta para a NEI 2024, para além de reforçar a divulgação de todas estas ações, disponíveis on-line (www.ppas.pt), será promover junto do público mais jovem a realização de algumas das atividades do Manual para o 2º Ciclo – Educação para um Território Sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta, como formar de sensibilizar para a temática e capacitar os jovens para os desafios globais!

Mais info em: https://noitedosinvestigadores.org

Concurso Público - Elaboração de Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem

Está a decorrer até ao dia 12 de setembro de 2024 o concurso público de aquisição de serviços para elaboração dos Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) das Serras da Peneda-Gerês, da Serra de Montemuro, Alto Paiva e Vouga e da Serra de São Mamede e Terras de Nisa.

Procedimento n.º 17250/2024, de 19 de agosto

Estes três PRGP são os últimos de um uma série de 20 Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem definidos no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem

Os Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem são suportados por um modelo de financiamento que assegura a sua implementação, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Está definida a meta de aprovação de 20 PRGP até 2025. 

Os PRGP são uma das medidas do Programa de Transformação da Paisagem (PTP) e destinam-se a planear e programar a transformação da paisagem em territórios da floresta vulneráveis, visando uma paisagem multifuncional e resiliente, novas atividades económicas e a remuneração dos serviços dos ecossistemas. Os PRGP definem uma matriz de transição a médio-longo prazo, de forma a alcançar o crescimento sustentável e a coesão territorial.

Páginas

Subscreva PNAP RSS
X