Concurso Aberto

Está aberto o concurso para atribuição do Prémio Nacional da Paisagem, edição 2022. Até ao dia 15 de julho as autarquias, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e organizações governamentais do Continente e Regiões Autónomas podem apresentar os seus projetos mais emblemáticos que concorram para a valorização do território através da paisagem.

 As propostas apresentadas serão avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pelo projeto.

A Direção-Geral do Território promove, de dois em dois anos, a atribuição deste prémio, no âmbito da implementação da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem. Trata-se de uma distinção honorífica, através da qual se pretende reconhecer a execução de políticas, medidas ou projetos que contribuem para a proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem e que promovem o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil para a importância deste tema.

Com esta iniciativa pretende-se também responder ao desafio lançado pelo Conselho da Europa e premiar quem contribui para um desenvolvimento territorial mais sustentável e valoriza a sensibilização sobre a importância da paisagem na qualidade de vida.

A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e projeção internacional do projeto vencedor, através da participação da candidatura selecionada no concurso ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Podem concorrer as regiões autónomas, as autarquias locais e as suas associações, as comunidades intermunicipais, as áreas metropolitanas e organizações não governamentais que tenham concebido e implementado medidas específicas para proteger, gerir e ordenar a paisagem, as quais tenham produzido efeitos duradoiros e possam constituir um exemplo de boas práticas, suscetível de ser replicado a nível nacional e internacional.

O prémio será entregue em cerimónia pública em data a anunciar e o vencedor será convidado a participar nos Fóruns Internacionais do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade apresentar o seu projeto aos estados membros do Conselho da Europa.

Os concorrentes podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 15 de julho no portal da Direção-Geral do Território, pelo correio, ou entregues em mão na sede da Direção-Geral do Território, em Lisboa.

 

Saiba mais

Contacto para questões e dúvidas: premiopaisagem2022@dgterritorio.pt

 

Encontro - 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Projeto português no Fórum das Seleções Nacionais

Irá decorrer, nos próximos dias 28 e 29 de abril, em Bergamo, Itália, o encontro sobre a 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa. O encontro, organizado pelo Conselho da Europa em cooperação com o Ministério da Cultura de Itália e a Fundação da Misericórdia de Bergamo, tem por objetivo apresentar os projetos vencedores dos concursos nacionais dinamizados pelos países que aderiram à iniciativa.

Esta mostra é uma oportunidade para dar a conhecer políticas, medidas e projetos inspiradores, que contribuíram para proteção, gestão e ordenamento da paisagem, visando ainda a sensibilização da sociedade civil, das organizações privadas e das autoridades públicas para o valor da paisagem.

O evento é organizado em diferentes sessões de trabalho sobre os temas da proteção, gestão e planeamento da paisagem:

Sessão 1 - Proteger as paisagens – Ações para conservar e manter as características mais significativas da paisagem;

Sessão 2 - Gestão da Paisagem – Ações, tendo subjacente a perspetiva do desenvolvimento sustentável, destinadas a assegurar a manutenção regular da paisagem, de modo a orientar e harmonizar as suas mudanças;

Sessão 3 - Planeamento da Paisagem -  Ações voltadas para o futuro, dirigidas à melhoria, restauro e criação de novas paisagens.

O primeiro workshop será presidido pela Professora Teresa Andresen, presidente do Júri da 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

O projeto português, vencedor do Prémio Nacional da Paisagem 2020, Herdade da Contenda – Uma paisagem de referência na Raia, fará parte integrante da Sessão 3 e contará com a presença do representante do projeto, Pedro Azenha Lopes, administrador executivo da Herdade da Contenda e Marta Rodrigues, em representação da Direção-Geral do Território.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa tem por objetivo distinguir a implementação de uma política, ou de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade e possam constituir um bom exemplo. Os projetos premiados constituem importantes fontes de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos e para a adoção de boas práticas no âmbito da valorização da paisagem.

Conheça o programa.

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Abril – Mês da Arquitetura Paisagista

Encontra-se a decorrer, ao longo de todo o mês de abril, e pelo segundo ano consecutivo, o Mês Internacional da Arquitetura Paisagista. Em Portugal, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) promove ao longo de todo o mês diversos eventos e iniciativas em colaboração com entidades parceiras.

A maioria dos encontros serão realizados através do ZOOM e transmitidos em direto no Facebook da APAP.

Conheça a calendarização dos eventos e participe nesta celebração!

Páginas

Subscreva Política Nacional de Arquitetura e Paisagem RSS
X