Novo Bauhaus Europeu: fase de execução

A 15 de setembro, a iniciativa Novo Bauhaus Europeu alcançou um marco importante com a publicação, pela Comissão Europeia da comunicação que estabelece os princípios-chave, eixos temáticos, ações e oportunidades de financiamento que irão impulsionar a execução desta iniciativa.

A estratégia de financiamento para a sua execução centra-se na combinação e complementaridade de diversos instrumentos financeiros.

Nos primeiros concursos, a lançar em 2021 e 2022, serão disponibilizados cerca de 85 milhões de Euros para apoiar projetos relacionados com o Novo Bauhaus Europeu, através dos programas Horizonte Europa, LIFE, FEDER, Erasmus+, Europa Criativa e Programa Europeu Mercado Único.

Saiba mais

Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030

Irá realizar-se, entre maio e outubro de 2021, o Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030, através de 5 sessões temáticas, em formato digital, com o objetivo de promover o debate em torno da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), auscultando a opinião de diferentes atores e intervenientes neste processo.

Aprovada em 2015, a PNAP veio assumir os domínicos da arquitetura e da paisagem como componentes relevantes no contexto das políticas públicas, e como fatores decisivos para a qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento territorial. Esta política contém importantes princípios precursores que visam como finalidade última a melhoria da qualidade de vida, o bem-estar, o desenvolvimento urbano sustentável, a proteção do património natural e cultural e o fomento de uma cultura cívica

Estas sessões são organizadas pela Comissão de Acompanhamento da PNAP, composta pela Direção-Geral do Território, pela Direção-Geral do Património Cultural, pela Ordem dos Arquitetos e pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, e desenvolver-se-ão através da participação de 3 convidados e de um moderador que introduzirá o tema, seguindo-se um espaço de debate.

Todas as sessões irão decorrer em formato virtual, sempre das 16h00 às 17h30 via Zoom em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9611385602 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

Conheça o calendário das sessões e os seus intervenientes:

Sessão 1 | 27 de maio, 16h00-17h30

Que paisagens queremos para as próximas décadas?

 

Sessão 2 | 24 junho, 16h00-17h30

Como se constroem Paisagens sustentáveis?

 

Sessão 3 | 15 julho, 16h00-17h30

Somos bons cuidadores do nosso património cultural e natural?

 

Sessão 4 | 23 setembro, 16h00-17h30

Que Paisagens urbanas para responder aos novos desafios?

 

Sessão 5 | 21 outubro, 16h00-17h30

Como articular o conhecimento e a ação na implementação da política da Arquitetura e Paisagem?

 

20 de outubro Dia Internacional da Paisagem

A 20 de outubro assinala-se mais um Dia Internacional da Paisagem, data celebrada pelos estados membros do Conselho da Europa signatários da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem e na qual se pretende destacar e recordar a importância da paisagem.

No ano de 2021 o Dia Internacional da Paisagem é marcado pela Mensagem de Maiorca sobre o tema do 25.º encontro das sessões de trabalho para a implementação desta Convenção, «Políticas de Paisagem: estratégias, planos de ação e documentos de política para a qualidade da paisagem», que teve lugar nos dias 6 a 8 de outubro de 2021, em Maiorca.

No contexto desta efeméride, o Conselho da Europa convida as autoridades públicas competentes a:

- Expressar princípios gerais, estratégias e diretrizes que permitam a tomada de medidas específicas voltadas para a proteção, gestão e ordenamento da paisagem;

- Estabelecer e implementar políticas de paisagem dirigidas à proteção, gestão e ordenamento da paisagem, por meio da adoção de medidas relevantes.

(Artigos 1b e 5b da Convenção da Paisagem do Conselho da Europa).

Todos os agentes territoriais e cidadãos são convidados a tomar parte nesta celebração.

Páginas

Subscreva Política Nacional de Arquitetura e Paisagem RSS
X