Concurso

Concurso Ideias para um Território Sustentável

Concurso para as Escolas 

No âmbito da implementação do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis encontra-se a decorrer o concurso para as escolas – Ideias para um Território Sustentável, que desafia os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico das escolas de todo o país a contribuírem com ideias para compreender, transformar e melhorar o espaço da sua escola, na relação que este espaço estabelece com a paisagem e o território envolvente.

Este concurso pretende que os alunos desenvolvam um estudo sobre a escola e a sua interação com o território circundante, efetuando uma análise em três momentos distintos: o passado (há 100 anos), o presente e o futuro (daqui a 100 anos).

Através desta abordagem temporal, os alunos são incentivados a compreender as mudanças ocorridas ao longo do tempo, a avaliar o estado atual do território e a realizar, num quarto momento, um projeto, sempre com o foco na sustentabilidade. As ideias podem ser expressas por meio de várias formas de representação, permitindo aos alunos utilizar a sua criatividade para comunicar as suas visões, ideias e soluções.

Mais informação

Vídeo Concurso

Cronograma do Concurso

ATÉ 10 MAIO | ENVIO DE PROPOSTAS

22 MAIO | DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

28 MAIO | ENTREGA DE PRÉMIOS

Será organizado um evento nacional do PPAS no dia 28 de maio a realizar-se na Casa da Arquitectura em Matosinhos onde serão entregues os prémios

Concurso aberto para a partilha de boas práticas em arquitetura e ambiente construído

Encontra-se aberto, até dia 11 de agosto, o período de recepção de candidaturas para a partilha de boas práticas em matéria de arquitetura e ambiente construído de elevada qualidade, cujo objetivo é demonstrar que a construção e o planeamento para todos, melhore a coesão, o bem-estar e a sustentabilidade dos municípios e regiões.  E para tal, será feito um catálogo de 30 boas práticas de toda a União Europeia, que permita a aprendizagem entre pares, nomeadamente através de visitas a locais selecionados, permitindo aos participantes aprender entre si e com os peritos.

Procuram-se boas práticas que sejam inovadoras, de inspiração para outras cidades e regiões e que tenham um impacto real no terreno e com as comunidades locais.

O concurso é dirigido às administrações locais e regionais dos 27 Estados Membros da União Europeia.

Para mais informações pode consultar o site aqui.

Prémios Novo Bauhaus Europeu 2022

New European Bauhaus Prizes 2022

Encontra-se a decorrer, até ao dia 28 de fevereiro, o período para receção de projetos à edição de 2022 dos Prémios do Novo Bauhaus Europeu.

À edição de 2021 concorreram mais de 2000 projetos e ideias que impulsionaram este movimento. A segunda edição pretende agora continuar a dinamizar esta iniciativa transformadora, divulgando novos projetos, ideias e conceitos em torno da criação de lugares mais belos, sustentáveis e inclusivos.

Nesta edição serão atribuídos prémios em quatro categorias distintas, que refletem os eixos temáticos de transformação do movimento Novo Bauhaus Europeu, inspirados nas opiniões e experiências de milhares de cidadãos e organizações da União Europeia.

Encontram-se a concurso as seguintes categorias:

Eixo 1 - Reconectando com a natureza

Eixo 2 - Recuperando o sentimento de pertença

Eixo 3 - Priorizando os territórios e as pessoas que mais precisam

Eixo 4 - Moldando um ecossistema industrial circular e apoiando o pensamento de ciclo de vida

O Novo Bauhaus Europeu pretende melhorar as nossas vidas diárias, focando-se numa melhor convivência em lugares mais belos, sustentáveis ​​e inclusivos. Trata-se de superar os desafios globais com soluções locais para atingir as nossas metas climáticas e apoiar uma transformação mais sustentável.

A informação e formulários de candidatura encontram-se disponíveis na plataforma New European Bauhaus Prizes 2022.

Páginas

Subscreva RSS - Concurso
X