Ambiente

Concurso aberto para a partilha de boas práticas em arquitetura e ambiente construído

Encontra-se aberto, até dia 11 de agosto, o período de recepção de candidaturas para a partilha de boas práticas em matéria de arquitetura e ambiente construído de elevada qualidade, cujo objetivo é demonstrar que a construção e o planeamento para todos, melhore a coesão, o bem-estar e a sustentabilidade dos municípios e regiões.  E para tal, será feito um catálogo de 30 boas práticas de toda a União Europeia, que permita a aprendizagem entre pares, nomeadamente através de visitas a locais selecionados, permitindo aos participantes aprender entre si e com os peritos.

Procuram-se boas práticas que sejam inovadoras, de inspiração para outras cidades e regiões e que tenham um impacto real no terreno e com as comunidades locais.

O concurso é dirigido às administrações locais e regionais dos 27 Estados Membros da União Europeia.

Para mais informações pode consultar o site aqui.

Prémio Gonçalo Ribeiro Telles - 2022

No passado dia 25 de maio, data em que se celebrou o aniversário do nascimento do Arquiteto Paisagista Ribeiro Telles, foi atribuído o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem 2022.

Este prémio, criado em 2019, é uma iniciativa conjunta do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Causa Real e da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas e visa distinguir anualmente personalidades que se tenham destacado nas áreas do ambiente e da paisagem, e com percursos de vida ligados ao serviço cívico. 

A vencedora do prémio foi a arquiteta paisagista Maria Manuela Raposo Magalhães, que é uma das responsáveis pelo conhecimento referente aos instrumentos de sustentabilidade ecológica essenciais ao planeamento, regulamentação e gestão da paisagem em Portugal.

Festival Jardins Abertos - 20/21 e 27/28 de maio

Festival Jardins Abertos - 20/21 e 27/28 de maio

O festival Jardins Abertos está de volta e em maio de 2023 haverá lugar a mais uma edição.

O festival irá decorrer nos próximos fins de semana de maio, dias 19, 20/21 e 27/28 em vários Jardins de Lisboa, muitos dos quais nem sempre abertos ao público.

O festival Jardins Abertos surge como estratégia e resposta à vontade de promover uma conexão forte e positiva com a natureza, aliando a sustentabilidade ao contexto urbano. De resposta a uma vontade que rapidamente se tornou coletiva e, como uma semente lançada à terra, assim o festival fixou as suas raízes e cresceu, entrando por novos espaços e somando visitantes a cada ano.

 Ao longo destes fins-de-semana serão abertos dezenas de jardins da cidade de Lisboa, onde é também possível participar em várias visitas guiadas, oficinas e muitas outras atividades, cruzando as artes com a botânica e a sustentabilidade.

Venha visitar os jardins e participe deste festival.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Subscreva RSS - Ambiente
X