Prémio

3.ª Edição Prémio de Arquitetura do Algarve - até 20 de janeiro

Com vista a divulgar a relevância da arquitetura da região do Algarve e promover a sua qualidade a Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos promove mais uma edição do Prémio de Arquitetura do Algarve.

A iniciativa, que vai já na terceira edição, contribui para promover a qualidade arquitetónica, a qualificação da paisagem e a salvaguarda do património cultural, representando um importante contributo para a valorização cultural do Algarve.

São elegíveis à terceira edição, todas as obras concluídas entre o dia 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2023 (5 anos), com licença de utilização emitida, ou, no caso de obras públicas, com documento comprovativo da respetiva receção provisória, a anexar ao processo de candidatura.

As obras devem enquadrar-se dentro de uma das categorias que constituem o prémio, podendo possuir carácter privado ou público:

  • Habitação Unifamiliar ou Bifamiliar
  • Habitação Coletiva;
  • Equipamento, Serviços e Indústria;
  • Património e Reabilitação;
  • Arquitetura e Paisagem.

A apresentação das candidaturas decorre até ao dia 20 de janeiro de 2024.

As candidaturas devem ser apresentadas para o endereço algarve.concursos@ordemdosarquitectos.org.

Regulamento

Mais informações

Palavras-chave: 

Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva até 1 de março de 2024

Encontra-se aberto, até 1 de março de 2024, o período para receção de candidaturas ao Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva.

O prémio, que consiste uma retribuição monetária de 50 mil euros, distingue projetos de excelência na área da área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, imóvel ou móvel.

Maria Tereza Burnay de Almeida Belo Eugénio de Almeida pretendeu com a criação deste prémio homenagear a memória do seu marido Vasco Vilalva, mecenas na área da recuperação e da valorização do património. Criado pela Fundação Calouste Gulbenkian este prémio anual visa assinalar intervenções exemplares em bens imóveis ou móveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património.

Atribuído pela primeira vez em 2007, após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.

Conheça o regulamento e candidate-se até 1 de março de 2024

Mais informações

Prémios FORMA ‘23 - Candidaturas até 20/09

Encontra-se aberto, até às 18h do dia 20 de setembro de 2023, o concurso para a segunda edição dos Prémios FORMA, edição Prémios FORMA ’23.

Os Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura em Portugal, são uma iniciativa conjunta da plataforma de arquitetura IF com a Revista AP – Anteprojetos e têm como objetivo distinguir e promover o trabalho dos(as) arquitetos(as) que contribuam para a criação e inovação na construção; para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.

Trata-se de um prémio de elevado prestígio que distingue obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se destaquem pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de arquitetos.

Prémios FORMA ’23 integram as seguintes categorias:

C1 - Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada)

C2 - Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada)

C3 - Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada)

C4 - Espaço Público

C5 - Reabilitação arquitetónica (Pública e/ou Privada)

C6 - Jovens Emergentes

As obras premiadas devem ser exemplos da qualidade arquitetónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários existentes, atendendo também à sustentabilidade da construção, à eficiência energética e às questões relacionadas com o ambiente.

Podem candidatar-se aos Prémios FORMA ’23 obras de nova construção, e com carácter permanente, que tenham sido concluídas entre 16 de agosto de 2022 e 31 de agosto de 2023 e que sejam da autoria de arquitetos, membros em efetividade de direitos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem. No caso da categoria C4 - Espaço Público, podem também participar, em autoria ou coautoria, arquitetos paisagistas inscritos na APAP ou organismos equivalentes no país de origem.

O júri é composto por vários arquitetos com trabalho reconhecido e premiado.

Para mais informações consulte a página oficial dos Prémios FORMA.

Páginas

Subscreva RSS - Prémio
X