FORMA

Prémios FORMA ‘23 - Candidaturas até 20/09

Encontra-se aberto, até às 18h do dia 20 de setembro de 2023, o concurso para a segunda edição dos Prémios FORMA, edição Prémios FORMA ’23.

Os Prémios FORMA – Prémio Nacional de Arquitetura em Portugal, são uma iniciativa conjunta da plataforma de arquitetura IF com a Revista AP – Anteprojetos e têm como objetivo distinguir e promover o trabalho dos(as) arquitetos(as) que contribuam para a criação e inovação na construção; para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos.

Trata-se de um prémio de elevado prestígio que distingue obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se destaquem pela sua qualidade e singularidade e que sejam da autoria de arquitetos.

Prémios FORMA ’23 integram as seguintes categorias:

C1 - Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada)

C2 - Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada)

C3 - Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada)

C4 - Espaço Público

C5 - Reabilitação arquitetónica (Pública e/ou Privada)

C6 - Jovens Emergentes

As obras premiadas devem ser exemplos da qualidade arquitetónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários existentes, atendendo também à sustentabilidade da construção, à eficiência energética e às questões relacionadas com o ambiente.

Podem candidatar-se aos Prémios FORMA ’23 obras de nova construção, e com carácter permanente, que tenham sido concluídas entre 16 de agosto de 2022 e 31 de agosto de 2023 e que sejam da autoria de arquitetos, membros em efetividade de direitos na Ordem dos Arquitetos ou organismos equivalentes no país de origem. No caso da categoria C4 - Espaço Público, podem também participar, em autoria ou coautoria, arquitetos paisagistas inscritos na APAP ou organismos equivalentes no país de origem.

O júri é composto por vários arquitetos com trabalho reconhecido e premiado.

Para mais informações consulte a página oficial dos Prémios FORMA.

Prémios FORMA ’22 – CONCURSO ABERTO

Encontra-se aberto, até ao dia 16 de setembro de 2022, o período para receção de candidaturas aos Prémios FORMA ’22.

Criado no corrente ano, este prémio, da iniciativa da IF – Ideas Forward e da AP - Anteprojectos, conta com o apoio de diferentes entidades Institucionais, patrocinadores e um município anfitrião que acolhe a organização do concurso, que nesta primeira edição será Lisboa.

Os Prémios FORMA visam distinguir as melhores obras de nova construção executadas no território nacional, que se destaquem pela qualidade e singularidade e que sejam da autoria de Arquitetos, nas seguintes categorias:

C1 -Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada)

​C2 - Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada)

​C3 -Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada) 

​C4 - Espaço Público

​C5 -Jovens Emergentes

​No contexto da organização deste prémio serão ainda promovidos ciclos de conversas, na qual serão abordados todos os temas das categorias dos prémios, envolvendo projetistas, clientes públicos e privados e usuários dos espaços. 

O júri é composto por vários arquitetos com trabalho reconhecido e premiado.

Para mais informações consulte a página oficial dos Prémios FORMA.  

Subscreva RSS - FORMA
X