Convenção europeia da Paisagem

Dia Internacional da Paisagem

A 20 de outubro celebra-se o Dia Internacional da Paisagem, dia que assinala a importância da paisagem para a qualidade de vida. Repositório da nossa identidade, a paisagem assume, de forma direta e indireta, uma importância cada vez maior no nosso quotidiano, sendo determinante para o bem-estar das sociedades e para a provisão dos serviços dos ecossistemas. 

Portugal é um dos países signatários da Convenção Europeia da Paisagem, assinada em Florença em 2000 e ratificada para o direito nacional em 2005, sendo esta Convenção o primeiro tratado internacional dedicado exclusivamente à paisagem.

Todos os agentes territoriais são convidados a participar desta celebração!

 

Aprovação do Protocolo de Alteração à Convenção Europeia da Paisagem

Portugal aprovou o Protocolo de Alteração à Convenção Europeia da Paisagem. O protocolo feito em Estrasburgo, em 1 de agosto de 2016, visa possibilitar o alargamento da cooperação europeia a Estados não-europeus que desejem implementar as disposições da Convenção, adequando a redação original da Convenção para uma redação mais focada na cooperação essencialmente regional. Este protocolo vem assim alargar as potencialidades da cooperação internacional nos domínios da proteção e gestão sustentável da paisagem. O protocolo prevê ainda a alteração do título da Convenção para Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem.

Protocolo aprovado

10ª Conferência da Convenção Europeia da Paisagem (CEP) do Conselho da Europa

Nos passados dias 6 e 7 de maio decorreu em Estrasburgo a 10ª Conferência da Convenção Europeia da Paisagem (CEP) do Conselho da Europa.

O programa da conferência teve por objetivo efetuar um balanço dos trabalhos realizados nos últimos dois anos em matéria de implementação da CEP, quer ao nível do Conselho da Europa, quer ao nível dos Estados Membros.

No decurso da conferência foram apresentados novos relatórios relativos a temáticas relevantes para a implementação da Convenção.
 

Tema - Paisagem e Desenvolvimento Sustentável

Tema – Paisagens do Futuro

 

Acesso a toda a documentação em https://www.coe.int/en/web/landscape/cep-cdcpp-2019

Páginas

Subscreva RSS - Convenção europeia da Paisagem
X