Conselho da Europa

20 de outubro Dia internacional da Paisagem

Dia internacional da Paisagem - 20 de outubro de 2022

6.º aniversário do Dia Internacional da Paisagem do Conselho da Europa

Dia 20 de outubro assinala-se o Dia Internacional da Paisagem, uma data que pretende chamar a atenção para a importância da paisagem como "componente essencial do ambiente humano, expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade".

Portugal, em 2005, reconheceu o papel da paisagem ao ratificar a Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem e em 2015 aprovou a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.

O Conselho da Europa, no âmbito deste aniversário, deixa-nos a Mensagem de Estrasburgo sobre Paisagem e Saúde, convidando as autoridades públicas competentes e os atores territoriais a considerar a importância da paisagem a nível global como componente essencial da envolvente do ser humano.

Todos os agentes territoriais e cidadãos são convidados a tomar parte nesta celebração!

10ª Conferência da Convenção Europeia da Paisagem (CEP) do Conselho da Europa

Nos passados dias 6 e 7 de maio decorreu em Estrasburgo a 10ª Conferência da Convenção Europeia da Paisagem (CEP) do Conselho da Europa.

O programa da conferência teve por objetivo efetuar um balanço dos trabalhos realizados nos últimos dois anos em matéria de implementação da CEP, quer ao nível do Conselho da Europa, quer ao nível dos Estados Membros.

No decurso da conferência foram apresentados novos relatórios relativos a temáticas relevantes para a implementação da Convenção.
 

Tema - Paisagem e Desenvolvimento Sustentável

Tema – Paisagens do Futuro

 

Acesso a toda a documentação em https://www.coe.int/en/web/landscape/cep-cdcpp-2019

Subscreva RSS - Conselho da Europa
X