Qualidade

2.º FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030 | QUINTA SESSÃO | 27 DE OUTUBRO | 16H

FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030

No próximo dia 27 de outubro, entre as 16h00 e as 17h30, vai realizar-se, em formato online, a quinta e última sessão do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030, dedicada ao tema ‘Olhares de fora: Ao encontro da qualidade na Europa´.

A questão da qualidade da arquitetura e da paisagem tem sido amplamente discutida, nos últimos anos, em diferentes fora europeus, em especial do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Apesar das diferentes realidades físicas e culturais dos países europeus, a quebra gradual da qualidade dos territórios e da qualidade de habitar é uma questão transversal e que está na ordem do dia.

Esta quinta sessão traz-nos as visões de duas iniciativas europeias, através de projetos inspiradores já produzidos no âmbito da Nova Bauhaus europeia e dos resultados do trabalho desenvolvido pelo grupo de especialistas na Comissão Europeia sobre o tema da boa qualidade da arquitetura e do ambiente construído.  A nova e pioneira Lei da Arquitetura, aprovada recentemente em Espanha, é também um importante contributo que será trazido para esta discussão.

O programa conta com a participação de Manuel Lacerda (arquiteto, da DGPC, e membro do Grupo de Trabalho OMC da EU), Estanislau Vidal-Folch (arquiteto, ponto de contacto do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana na Catalunha) e José Pedro Sousa (arquiteto, docente na FAUP e membro do High-level roundtable do Novo Bauhaus Europeu). O debate será moderado por Rui Serrano (arquiteto, da Ordem dos Arquitetos) e João Caria Lopes (arquiteto).

Para participar nesta sessão, basta aceder à plataforma ‘Zoom’ no dia do evento através da ligação https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578.

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 e acompanhe a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem nas redes sociais da PNAP.

Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030

Irá realizar-se, entre maio e outubro de 2021, o Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030, através de 5 sessões temáticas, em formato digital, com o objetivo de promover o debate em torno da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), auscultando a opinião de diferentes atores e intervenientes neste processo.

Aprovada em 2015, a PNAP veio assumir os domínicos da arquitetura e da paisagem como componentes relevantes no contexto das políticas públicas, e como fatores decisivos para a qualidade de vida das populações e para o desenvolvimento territorial. Esta política contém importantes princípios precursores que visam como finalidade última a melhoria da qualidade de vida, o bem-estar, o desenvolvimento urbano sustentável, a proteção do património natural e cultural e o fomento de uma cultura cívica

Estas sessões são organizadas pela Comissão de Acompanhamento da PNAP, composta pela Direção-Geral do Território, pela Direção-Geral do Património Cultural, pela Ordem dos Arquitetos e pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas, e desenvolver-se-ão através da participação de 3 convidados e de um moderador que introduzirá o tema, seguindo-se um espaço de debate.

Todas as sessões irão decorrer em formato virtual, sempre das 16h00 às 17h30 via Zoom em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/9611385602 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

Conheça o calendário das sessões e os seus intervenientes:

Sessão 1 | 27 de maio, 16h00-17h30

Que paisagens queremos para as próximas décadas?

 

Sessão 2 | 24 junho, 16h00-17h30

Como se constroem Paisagens sustentáveis?

 

Sessão 3 | 15 julho, 16h00-17h30

Somos bons cuidadores do nosso património cultural e natural?

 

Sessão 4 | 23 setembro, 16h00-17h30

Que Paisagens urbanas para responder aos novos desafios?

 

Sessão 5 | 21 outubro, 16h00-17h30

Como articular o conhecimento e a ação na implementação da política da Arquitetura e Paisagem?

 

Subscreva RSS - Qualidade
X