Fórum PNAP

2.º FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030 | QUINTA SESSÃO | 27 DE OUTUBRO | 16H

FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030

No próximo dia 27 de outubro, entre as 16h00 e as 17h30, vai realizar-se, em formato online, a quinta e última sessão do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030, dedicada ao tema ‘Olhares de fora: Ao encontro da qualidade na Europa´.

A questão da qualidade da arquitetura e da paisagem tem sido amplamente discutida, nos últimos anos, em diferentes fora europeus, em especial do Conselho da Europa e da Comissão Europeia. Apesar das diferentes realidades físicas e culturais dos países europeus, a quebra gradual da qualidade dos territórios e da qualidade de habitar é uma questão transversal e que está na ordem do dia.

Esta quinta sessão traz-nos as visões de duas iniciativas europeias, através de projetos inspiradores já produzidos no âmbito da Nova Bauhaus europeia e dos resultados do trabalho desenvolvido pelo grupo de especialistas na Comissão Europeia sobre o tema da boa qualidade da arquitetura e do ambiente construído.  A nova e pioneira Lei da Arquitetura, aprovada recentemente em Espanha, é também um importante contributo que será trazido para esta discussão.

O programa conta com a participação de Manuel Lacerda (arquiteto, da DGPC, e membro do Grupo de Trabalho OMC da EU), Estanislau Vidal-Folch (arquiteto, ponto de contacto do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana na Catalunha) e José Pedro Sousa (arquiteto, docente na FAUP e membro do High-level roundtable do Novo Bauhaus Europeu). O debate será moderado por Rui Serrano (arquiteto, da Ordem dos Arquitetos) e João Caria Lopes (arquiteto).

Para participar nesta sessão, basta aceder à plataforma ‘Zoom’ no dia do evento através da ligação https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578.

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 e acompanhe a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem nas redes sociais da PNAP.

2.º FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030 | QUARTA SESSÃO | 22 DE SETEMBRO | 16H

2.º FÓRUM ARQUITETURA E PAISAGEM [+ QUALIDADE] 2030 | QUARTA  SESSÃO | 22 DE SETEMBRO | 16H

No próximo dia 22 de setembro, entre as 16h00 e as 17h30, vai realizar-se, em formato online, a quarta sessão do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030, dedicada ao tema ‘Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem (PRGP) - Capacitar Atores e Instituições’

Destinados a planear e programar a transformação da paisagem em territórios da floresta vulneráveis, os PRGP visam assegurar a transição para uma paisagem multifuncional e resiliente, a inclusão de novas atividades económicas e a remuneração dos serviços dos ecossistemas. A elaboração destes programas tem por base a adoção de processos participados e colaborativos, de base local e a capacitação de atores e instituições, o que é decisivo para o sucesso da sua implementação.

Estarão as pessoas despertas para as oportunidades trazidas por esta medida? Como motivar o interesse e envolvimento das comunidades e da administração local na conceção e implementação dos PRGP?

Nesta quarta sessão pretende debater-se a experiência das equipas e da administração no envolvimento dos municípios, produtores, gestores das explorações e outros atores locais relevantes, a predisposição e o interesse dos intervenientes em participarem neste processo, a motivação e o interesse e envolvimento das comunidades e da administração local na conceção e implementação deste programa, entre outras questões.

O programa conta com a participação de Fátima Bacharel (arquiteta paisagista, Direção-Geral do Território), Jorge Cancela (arquiteto paisagista, Biodesign) e Domingos Lopes (arquiteto paisagista, docente na UTAD). O debate será moderado por Sandra Sarmento, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte.

Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030, edição 2022, decorre em cinco sessões entre os meses de maio de outubro, em formato online, organizadas pela Comissão de Acompanhamento da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), composta pela Direção-Geral do Território, pela Direção-Geral do Património Cultural, pela Ordem dos Arquitetos e a pela Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas.

Para participar nesta sessão, basta aceder à plataforma ‘Zoom’ no dia do evento através da ligação https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578.

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 e acompanhe a Política Nacional de Arquitetura e Paisagem na página oficial e nas redes sociais da PNAP.

Palavras-chave: 
Subscreva RSS - Fórum PNAP
X