Gonçalo Ribeiro Telles

Prémio Gonçalo Ribeiro Telles

No passado dia 25 de maio, dada em que se celebrou o centésimo aniversário do nascimento do Arquiteto Paisagista Ribeiro Telles, foi atribuído o Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem. 

Este prémio, criado em 2019, é uma iniciativa conjunta do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Causa Real e da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas e visa distinguir anualmente personalidades que se tenham destacado nas áreas do ambiente e da paisagem, e com percursos de vida ligados ao serviço cívico.

Os vencedores do prémio foram os arquitetos paisagistas Alexandre Cancela de Abreu e Fernando Santos Pessoa, discípulos e seguidores do mestre.

Fernando Santos Pessoa foi colega, discípulo e biógrafo de Gonçalo Ribeiro Telles e Alexandre Cancela D’Abreu é professor aposentado da Universidade de Évora, instituição onde Ribeiro Telles contribuiu para a criação de uma licenciatura em Arquitetura Paisagística.
 

In memoriam - Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 – 2020

Gonçalo Ribeiro Telles

In memoriam

Gonçalo Ribeiro Telles, 1922 – 2020

Arquiteto paisagista, político e professor universitário, Gonçalo Ribeiro Telles foi uma das personalidades portuguesas que mais se destacou na luta pela ecologia, pelo direito ao ambiente, do ordenamento do território e da qualidade da paisagem.

Defensor da causa pública, iniciou um movimento em prol da valorização da paisagem, sendo uma das vozes pioneiras a preocupar-se com a conservação da natureza e com o ordenamento do território o que levaria à criação da primeira política pública de ambiente.

Em resultado do seu trabalho foi consagrado o direito ao ambiente e qualidade de vida na constituição portuguesa, criada a Reserva Agrícola Nacional em defesas do solo agrícola, e a Reserva Ecológica Nacional enquanto estrutura biofísica do território fundamental para a salvaguarda do ciclo da água.

Também sob sua ação foi criado o sistema nacional de áreas protegidas e o sistema de planeamento territorial centrado nos PDM e nos PROT.

Entusiástico incansável, desenvolveu várias soluções e conceitos de base ecológica, tais como a estrutura ecológica municipal, os corredores verdes e a estrutura verde, que contribuíram para melhorar o desempenho ambiental dos territórios e a qualidade de vida dos seus habitantes.

"O homem desempenha na modelação da paisagem um papel muito importante; pode ser considerado, neste aspeto, como um autentico criador de beleza".

Gonçalo Ribeiro Telles, revista Cidade Nova, 1956 IV série, 4

 

Subscreva RSS - Gonçalo Ribeiro Telles
X