Itália-Bergamo

Encontro - 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Imagem alusiva à 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Projeto português no Fórum das Seleções Nacionais

Irá decorrer, nos próximos dias 28 e 29 de abril, em Bergamo, Itália, o encontro sobre a 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa. O encontro, organizado pelo Conselho da Europa em cooperação com o Ministério da Cultura de Itália e a Fundação da Misericórdia de Bergamo, tem por objetivo apresentar os projetos vencedores dos concursos nacionais dinamizados pelos países que aderiram à iniciativa.

Esta mostra é uma oportunidade para dar a conhecer políticas, medidas e projetos inspiradores, que contribuíram para proteção, gestão e ordenamento da paisagem, visando ainda a sensibilização da sociedade civil, das organizações privadas e das autoridades públicas para o valor da paisagem.

O evento é organizado em diferentes sessões de trabalho sobre os temas da proteção, gestão e planeamento da paisagem:

Sessão 1 - Proteger as paisagens – Ações para conservar e manter as características mais significativas da paisagem;

Sessão 2 - Gestão da Paisagem – Ações, tendo subjacente a perspetiva do desenvolvimento sustentável, destinadas a assegurar a manutenção regular da paisagem, de modo a orientar e harmonizar as suas mudanças;

Sessão 3 - Planeamento da Paisagem -  Ações voltadas para o futuro, dirigidas à melhoria, restauro e criação de novas paisagens.

O primeiro workshop será presidido pela Professora Teresa Andresen, presidente do Júri da 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

O projeto português, vencedor do Prémio Nacional da Paisagem 2020, Herdade da Contenda – Uma paisagem de referência na Raia, fará parte integrante da Sessão 3 e contará com a presença do representante do projeto, Pedro Azenha Lopes, administrador executivo da Herdade da Contenda e Marta Rodrigues, em representação da Direção-Geral do Território.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa tem por objetivo distinguir a implementação de uma política, ou de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade e possam constituir um bom exemplo. Os projetos premiados constituem importantes fontes de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos e para a adoção de boas práticas no âmbito da valorização da paisagem.

Conheça o programa.

Subscreva RSS - Itália-Bergamo
X