Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Portugal vence Prémio da Paisagem do Conselho da Europa com projeto das Aldeias da Serra da Lousã

A candidatura de Portugal “Aldeias da Serra da Lousã - Onde as aldeias soam a único” foi a vencedora da 8ª edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, após ter ganho o Prémio Nacional da Paisagem de 2022, promovido pela Direção-Geral do Território.

O projeto “Aldeias da Serra da Lousã – Onde as aldeias soam a único” consistiu na recuperação de uma paisagem serrana, composta por cinco pequenas aldeias tradicionais – Candal, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro e Talasnal – incluindo a recuperação da sua paisagem, nas suas diversas componentes, desde as casas tradicionais, à fauna e flora endémicas.

Em 2002, com a aprovação dos Planos de Aldeia, uma política de âmbito municipal e a sua concretização foi possível inverter uma trajetória de declínio e de abandono, assegurando, através da adoção de medidas de ordenamento, conservação e gestão da paisagem, a salvaguarda dos valores patrimoniais e a revitalização das aldeias, atribuindo-lhes novas funções.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa foi atribuído na reunião do Comité de Ministros, decorrida entre 24 e 26 de fevereiro, com base na recomendação de um júri independente, à candidatura apresentada por Portugal, Villages of Serra da Lousã – Where villages Sound Unique.

O Júri reconheceu que o projeto apresentado por Portugal foi conduzido e executado por uma autoridade local, integrando medidas de proteção, gestão e planeamento da paisagem. O projeto demonstrou os esforços desenvolvidos para aplicar as “medidas específicas” previstas no artigo 6º da Convenção da Paisagem do Conselho da Europa. Foi realizado com a participação dos habitantes e de várias partes interessadas nos domínios administrativo, económico e académico, a nível local, regional, nacional ou europeu. Ao considerar a qualidade da paisagem como um objetivo, o projeto permitiu, por um lado, contrariar e remediar os danos causados às suas estruturas e, por outro lado, promovê-la como um recurso favorável à atividade económica e cujo cuidado contribui para a criação de emprego. Paralelamente através da abordagem preconizada para a paisagem, o projeto oferece soluções eficazes para temas e questões problemáticas como é o caso dos incêndios florestais e a recuperação de áreas e edifícios abandonados. Reconheceu ainda o júri que o projeto apresentado por Portugal contribuiu para um processo de sensibilização das comunidades locais para o valor da dimensão da paisagem da serra da Lousã, criando uma dinâmica de desenvolvimento territorial sustentável. O projeto foi considerado de valor exemplar por ter possibilitado a sua replicação noutras aldeias e territórios, nomeadamente através do trabalho em rede.

A distinção atribuída ao projeto é a mais alta distinção subjacente ao um prémio de âmbito europeu que vise especificamente a paisagem, sendo uma grande honra para Portugal receber este reconhecimento.

 

Encontro - 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Imagem alusiva à 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

Projeto português no Fórum das Seleções Nacionais

Irá decorrer, nos próximos dias 28 e 29 de abril, em Bergamo, Itália, o encontro sobre a 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa. O encontro, organizado pelo Conselho da Europa em cooperação com o Ministério da Cultura de Itália e a Fundação da Misericórdia de Bergamo, tem por objetivo apresentar os projetos vencedores dos concursos nacionais dinamizados pelos países que aderiram à iniciativa.

Esta mostra é uma oportunidade para dar a conhecer políticas, medidas e projetos inspiradores, que contribuíram para proteção, gestão e ordenamento da paisagem, visando ainda a sensibilização da sociedade civil, das organizações privadas e das autoridades públicas para o valor da paisagem.

O evento é organizado em diferentes sessões de trabalho sobre os temas da proteção, gestão e planeamento da paisagem:

Sessão 1 - Proteger as paisagens – Ações para conservar e manter as características mais significativas da paisagem;

Sessão 2 - Gestão da Paisagem – Ações, tendo subjacente a perspetiva do desenvolvimento sustentável, destinadas a assegurar a manutenção regular da paisagem, de modo a orientar e harmonizar as suas mudanças;

Sessão 3 - Planeamento da Paisagem -  Ações voltadas para o futuro, dirigidas à melhoria, restauro e criação de novas paisagens.

O primeiro workshop será presidido pela Professora Teresa Andresen, presidente do Júri da 7.ª Edição do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

O projeto português, vencedor do Prémio Nacional da Paisagem 2020, Herdade da Contenda – Uma paisagem de referência na Raia, fará parte integrante da Sessão 3 e contará com a presença do representante do projeto, Pedro Azenha Lopes, administrador executivo da Herdade da Contenda e Marta Rodrigues, em representação da Direção-Geral do Território.

O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa tem por objetivo distinguir a implementação de uma política, ou de medidas de proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade e possam constituir um bom exemplo. Os projetos premiados constituem importantes fontes de inspiração para o desenvolvimento de outros projetos e para a adoção de boas práticas no âmbito da valorização da paisagem.

Conheça o programa.

Subscreva RSS - Prémio da Paisagem do Conselho da Europa
X