Cultura partilhada

Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura – Relatório e Sumário Executivo

Depois da publicação em língua inglesa, em 2021, do relatório Rumo a uma Cultura Partilhada da Arquitetura, a Comissão Europeia disponibiliza agora também o seu sumário executivo em português.

Este relatório, elaborado pelo Grupo de Peritos dos Estados-Membros da EU, agrega as tendências predominantes e melhores práticas contemporâneas sobre a gestão da qualidade de intervenções sobre os territórios, avançando com um conjunto de recomendações a diferentes níveis. Os 39 peritos participantes foram nomeados por 23 Estados-Membros, e pela Noruega e Suíça, e colaboraram estreitamente com o propósito de abordar os desafios atuais e as estratégias de longo prazo para o ambiente em que vivemos.

O relatório teve por referência o Sistema de Qualidade Davos Baukultur, fornecendo definições concretas de arquitetura de alta qualidade e ambiente construído. No documento são apresentados estudos de caso e boas práticas dos países europeu e sugeridas formas de operacionalizar os critérios de qualidade, aplicados a vários níveis de governação. As recomendações visam diferentes escalas, tais como as políticas da UE, os contextos nacionais e o nível local, para além das partes interessadas do setor privado e do domínio profissional.

Aceda ao Relatório completo em inglês e ao Sumário Executivo em português. Pode obter mais informações através do endereço mlacerda@dgpc.pt.

Subscreva RSS - Cultura partilhada
X