Geografia

Candidaturas ao Projeto Nós Propomos! 2023/24

Encontram-se abertas, pelo 13ºano consecutivo, as candidaturas ao Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”.

O Projeto “Nós Propomos!” tem como finalidade promover uma efetiva cidadania territorial local. Constitui um grande projeto nacional no âmbito da disciplina de Geografia, que mobiliza escolas de todas as regiões.

Este projeto dirige-se a alunos e professores de Geografia do Ensino Secundário do 11º ano e de outros níveis e graus de ensino. Na sequência da participação nos anos anteriores, este ano encontra-se estruturado em:

i) Projeto Nós Propomos! Secundário;

ii) Projeto Nós Propomos! Jovens Cidadãos (2º e 3º ciclos do Ensino Básico);

iii) Projeto Nós Propomos! Pequenos Grandes Cidadãos (1º ciclo do Ensino Básico).

O Projeto mobiliza um Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos. Simultaneamente, pretende promover a parceria entre diferentes parceiros (universidade, escolas, poder local, associações e empresas).

A 3 de maio 2024, será realizado um Seminário Nacional, onde jovens de todas as escolas apresentam as suas propostas, sendo então distinguidos alguns projetos. Ao mesmo tempo, serão premiados os trabalhos candidatos aos concursos temáticos, opcionais (fotografia, vídeo, texto, desenho, spot publicitário e poster).

A divulgação das propostas dos alunos, para além de realizada no Seminário Nacional e no site do Projeto www.nospropomos.igot.ul.pt,  é também efetuada na comunidade, frequentemente junto da autarquia.

O período de candidatura das Escolas, para 2023/24 começa a 1 de setembro e termina a 15 de outubro de 2023.

Pode consultar o regulamento aqui.

Revista Finisterra - Paisagens Transgénicas

Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia

O novo número (n.º 118) da Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia, já se encontra disponível, destacando-se o artigo da autoria do Professor Álvaro Domingues intitulado "Paisagens Transgénicas".

Neste artigo, Álvaro Domingues explora o conceito de paisagem enquanto objecto de estudo da Geografia e repositório de «registos fundamentais para se perceber a relação entre o “homem” e o “meio”, permitindo leituras rigorosas sobre a influência mútua entre os sistemas biofísicos e as transformações derivadas da ocupação humana e da sua evolução». Segundo o autor, mercê da urbanização e do desaparecimento da agricultura pré-moderna, a paisagem perdeu as «linhagens/tipologias puras», enfrentando agora novos desafios.

Aceda gratuitamente ao n.º 118 da Revista Finisterra.

Subscreva RSS - Geografia
X