Prémio Gulbenkian Património - Candidaturas abertas até 31 de março

O Prémio Gulbenkian Património foi criado pela Fundação Calouste Gulbenkian no ano de 2005, para assinalar as intervenções exemplares e de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património português, designadamente em bens imóveis ou móveis de valor cultural, de modo a incentivar a preservação e a recuperação do património.

Anualmente este prémio conta com um valor de 50 mil euros e tem como objetivo, distinguir projetos de excelência na área da conservação, recuperação, valorização e divulgação do património português, imóvel ou móvel.

Este prémio é uma homenagem a Vasco Vilalva, mecenas a quem o país muito deve na área da recuperação e da valorização do património, a Fundação Calouste Gulbenkian decidiu criar um prémio anual com o seu nome, atribuído pela primeira vez em 2007, destinado a assinalar intervenções exemplares em bens móveis ou imóveis de valor cultural que estimulem a preservação e a recuperação do património. Após a morte da Condessa de Vilalva, em 2017, o Prémio recebeu o nome de Maria Tereza e Vasco Vilalva.

As candidaturas à 15.ª edição do Prémio Gulbenkian Património estão abertas até 31 de março 2023.

Podem concorrer ao prémio, os proprietários, possuidores ou titulares de outros direitos reais de gozo sobre os bens em causa; os promotores das intervenções; as equipas técnicas responsáveis pela execução dos projetos e pessoas singulares, individualmente ou em grupo, ou pessoas coletivas de direito privado.

Para mais informações sobre as candidaturas e o regulamento pode consultar a página da fundação.

X