EDUCAÇÃO PARA UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL

Manual para professores e alunos já disponível | Download gratuito

Já se encontra disponível e já é possível descarregar gratuitamente o Manual para 2º Ciclo – Educação para um território sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta, elaborado do âmbito da implementação do programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis.

Numa era marcada pela crescente necessidade de preservar os recursos do nosso planeta, impõe-se a integração de um conhecimento transversal sobre sustentabilidade no processo educativo das crianças e dos jovens. Estes, enquanto futuros agentes decisores e participantes ativos na sociedade, devem estar munidos de competências para enfrentar os desafios ambientais. A arquitetura e a paisagem são domínios fundamentais neste desígnio, sendo a sua compreensão e apreço indispensáveis para fomentar um desenvolvimento coletivo que se paute pela sustentabilidade.

Este Manual, dirigido a professores e alunos do 2º ciclo, foi elaborado com a intenção de estimular uma abordagem interdisciplinar no ensino, não somente como um guia, mas como um convite para explorar, compreender e transformar a relação que cada um de nós estabelece com o espaço que habita. É composto por um conjunto de atividades de caráter prático, exploratório e sensorial, que permite trabalhar e aprender de forma experimental em torno dos temas Arquitetura, Paisagem, Território, Património e Sustentabilidade.

O Manual integra os seguintes conteúdos:

● 4 Bancos de referências

● 6 Blocos de atividades

● 9 Exercícios adicionais

● 10 Disciplinas integradas

● 18 Atividades principais

● 58 Atividades complementar

● 118 Referências no Glossário ilustrado

MAIS INFORMAÇÃO: www.ppas.pt/recursos/manual.html

DESCARREGAR MANUAL:

www.ppas.pt/recursos/ewExternalFiles/MANUAL%20PPAS_DIGITAL.pdf

Conferência 10 anos da MONTIS

Para assinalar os 10 anos de existência, a MONTIS, uma ONG dedicada à Gestão e Conservação da Natureza, vai realizar, entre os dias 10 a 12 de abril, em Viseu, a conferência “A primeira década da MONTIS - um olhar para o futuro”.

Fundada em 21 de março de 2014, esta associação sem fins lucrativos e de âmbito nacional, com sede em Vouzela, tem centrado o seu trabalho na gestão de territórios rurais, com o objetivo de garantir o desenvolvimento dos processos naturais, promover a conservação de espécies autóctones, gerir de forma inteligente os fogos florestais e outros riscos naturais e aumentar o valor de mercado da biodiversidade.

A sua atividade tem contribuído de forma indiscutível para a valorização da paisagem e para a conservação da natureza.

A conferência que assinala o décimo aniversário da associação é uma oportunidade para ficar a conhecer melhor o seu trabalho e resultados alcançados ao longo dos últimos anos, estando previstas diversas atividades, incluindo saídas de campo a territórios que tenha beneficiado da sua intervenção.

Conheça o programa e inscreva-se!

THE FESTIVAL OF THE NEW EUROPEAN BAUHAUS PORTUGAL THE FUTURE IS NOW: REDESIGNING PRIORITIES 9 E 10 ABRIL, FUNDÃO

Nos dias 9 e 10 de abril, a cidade do Fundão vai receber o New European Bauhaus Festival, uma iniciativa satélite do The Festival of the New European Bauhaus, que decorrerá entre 9 e 13 de abril, em Bruxelas, com transmissão online para todo o mundo. 

A Ordem dos Arquitectos e os seus parceiros apresentam um Programa de uma representatividade interdisciplinar inovadora, com participantes de áreas disciplinares distintas, como Masslab: Joana Milhais e Ferreira Calçada, e João Luis Carrilho da Graça, entre tantos outros oradores convidados.

A participação é livre, mas sujeita a inscrição, através de um formulário próprio, disponível em AQUI.

The Future is now: Redesigning Priorities vai ser o tema central do programa que, através da realização de quatro mesas, junta convidados das mais diversas áreas multidisciplinares, como o mundo académico, o tecido empresarial, tecnológico e inovador, atendendo às perspetivas dos mais jovens, seja na visão ainda académica e estudantil, ou a partir da prática de jovens arquitectos.

O programa conta, ainda, com o envolvimento de reconhecidos ateliers e de arquitectos que desenvolvem a sua formação académica em outras áreas.

Programa 

Inscrições 

Mais informações 

Páginas

Subscreva PNAP RSS
X