17 Candidaturas submetidas à 5ª Edição do Prémio Nacional da Paisagem

O Prémio Nacional da Paisagem (PNAP) voltou a mobilizar, mais uma vez, a comunidade. Terminado o período de receção das candidaturas, no passado dia 31 de julho, registaram-se 17 candidaturas, provenientes de autarquias locais, comunidades intermunicipais e organizações não governamentais.

As candidaturas recebidas serão agora avaliadas por um júri, que atenderá aos efeitos gerados pelo projeto, à sua contribuição para o desenvolvimento sustentável (incluindo a resposta aos desafios decorrentes das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade), ao seu valor exemplar, à participação pública subjacente à conceção e/ou implementação do projeto, bem como à sensibilização que promove junto das populações.

A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e a projeção internacional do projeto vencedor, através da sua candidatura ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

O prémio será entregue em cerimónia pública, em data a anunciar, e o vencedor será convidado a apresentar o seu projeto no Fórum Internacional do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade de divulgar as realizações alcançadas junto dos Estados Parte do Conselho da Europa, signatários da Convenção da Paisagem.

A forte adesão a este Prémio é um reflexo da importância crescente que o tema da paisagem tem vindo a assumir no âmbito das políticas territoriais.

Nos próximos meses, o júri irá proceder à seleção do vencedor.

Acompanhe os desenvolvimentos neste site.

8.ª Sessão do Fórum das Seleções Nacionais do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa

A Direção-Geral do Território (DGT), em parceria com o Conselho da Europa e a Câmara Municipal da Lousã, organiza no próximo dia 27 de junho de 2025, no Hotel Octant Lousã, a 8.ª Sessão do Fórum das Seleções Nacionais do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

Este evento internacional de elevado prestígio celebra a entrega do Prémio da Paisagem do Conselho da Europa à candidatura portuguesa “Aldeias da Serra da Lousã – Onde as Aldeias Soam a Único”, vencedora da presente edição do galardão europeu.

O Fórum reunirá representantes dos países signatários da Convenção Europeia da Paisagem, com apresentação de projetos exemplares e partilha de experiências sobre boas práticas na gestão e valorização da paisagem.

O programa inclui, além das sessões temáticas, uma visita técnica ao território distinguido e um momento de confraternização com degustação de produtos locais. A sessão assinala também o 10.º aniversário da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, reafirmando o compromisso de Portugal com a salvaguarda e valorização do território.

A participação presencial é exclusivamente por convite institucional. No entanto, todos os interessados poderão acompanhar a 8.ª Sessão do Fórum em formato online, entre as 10h00 e as 15h45, com possibilidade de participação interativa durante os painéis (incluindo colocação de questões aos oradores).

Importa salientar que a transmissão online não inclui a cerimónia de entrega do Prémio e das menções especiais, que terá lugar durante a visita técnica da parte da tarde. Aceda ao programa completo e inscreva-se e receba o link do evento para participar em formato online.

Concurso Aberto - Prémio Nacional da Paisagem 2025

 

Está aberto, até ao dia 31 de julho, o concurso para atribuição do Prémio Nacional da Paisagem, edição 2025. Autarquias, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas e organizações governamentais do Continente e Regiões Autónomas podem apresentar os seus projetos mais emblemáticos que concorram para a valorização do território

Direção-Geral do Território promove, de dois em dois anos, a atribuição deste prémio, no âmbito da implementação da Convenção do Conselho da Europa sobre a Paisagem. Trata-se de uma distinção honorífica, através da qual se pretende reconhecer a execução de políticas, medidas ou projetos que contribuem para a proteção, gestão e/ou ordenamento da paisagem e que promovem o envolvimento e a sensibilização da sociedade civil para a importância deste tema.

Pretende-se distinguir projetos que traduzam uma visão integradora da paisagem, valorizadora da  sua proteção, ordenamento e gestão pró-ativa e continuada, que demostrem estar direcionados para o restauro ecológico e cultural, suportados por uma lógica de cidadania ativa.

O prémio será entregue em cerimónia pública em data a anunciar e o vencedor será convidado a participar no Fórum Internacional do Prémio da Paisagem, onde terá a oportunidade apresentar o seu projeto aos estados membros do Conselho da Europa. A participação no Prémio Nacional da Paisagem potencia a visibilidade e projeção internacional do projeto vencedor, através da participação da candidatura selecionada no concurso ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

As candidaturas poderão ser apresentadas online ou entregues em mão nas instalações da Direção-Geral do Território em Lisboa.

Saiba mais sobre esta iniciativa na página da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e nas suas redes sociais ou esclareça as suas dúvidas através do endereço premiopaisagem2025@dgterritorio.pt

Páginas

Subscreva PNAP RSS
X