20 de outubro - Dia Internacional da Paisagem

Dia Internacional da Paisagem

Dia 20 de outubro assinala-se o Dia Internacional da Paisagem, uma efeméride que visa celebrar a importância da paisagem como "componente essencial do ambiente humano, expressão da diversidade do seu património comum cultural e natural e base da sua identidade". Desde 2017 que se assinala esta data, tendo-se assistido a uma crescente sensibilização para o tema.

Assinala-se, também neste dia, a celebração do 20.º aniversário da Convenção Europeia da Paisagem, documento que Portugal ratificou em 2005, reconhecendo a importância da paisagem.

Neste dia o Conselho da Europa, no âmbito desta comemoração, convida os atores do território a “integrar a paisagem nas suas políticas regionais e urbanísticas e nas suas políticas culturais, ambientais, agrícolas, sociais e económicas, bem como em quaisquer outras políticas com possível impacto direto ou indireto na paisagem”. Neste dia, 20 de outubro de 2020, o Conselho da Europa adota ainda, simbolicamente, a Declaração de Lausanne - Integração da Paisagem nas Políticas Setoriais.

Todos os agentes territoriais e cidadãos são convidados a tomar parte nesta celebração.

X