Helena Roseta homenageada no Dia do Arquiteto 2022

Dia Nacional do Arquiteto 2022

Helena Roseta foi homenageada pela Ordem dos Arquitetos, no passado dia 3 de julho, na efeméride que assinala o Dia do Arquiteto Este dia destina-se a celebrar anualmente a profissão, destacando a intervenção social, dignidade e o prestígio da profissão.

Segundo o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos, a opção deste ano recaiu sobre Helena Roseta, em resultado do reconhecimento pelo "seu intenso percurso" e pela "marca indelével no permanente envolvimento em movimentos cívicos, causas sociais e atividade política". Foi ainda assinalada a importante intervenção de Helena Roseta enquanto profissional da Arquitetura, "determinante em diversos contextos históricos e políticos", onde "foi sempre a voz da arquitetura no plano social e urbano, cruzando como poucos essa demanda com as exigências de uma vida política ativa".

Helena Roseta é a primeira mulher a ser reconhecida por esta distinção tendo, segundo os representantes da Ordem dos Arquitetos, mantido sempre “a premissa de traçar a difícil intersecção entre a política e a arquitetura, assumindo frontalmente a sua condição de mulher, desde o início, e com isso fazendo também a diferença".

Saiba mais na página da Ordem dos Arquitetos

X