2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 | Segunda sessão | 23 de junho | 16h

 Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade 2030] - sessão 2

De regresso em 2022, o  Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade 2030] vai realizar a sua segunda sessão no próximo dia 23 de junho, às 16h. Dando mais um contributo para refletir e debater sobre as questões que se colocam hoje à qualidade da arquitetura e da paisagem, condição determinante do bem-estar e da qualidade de vida de qualquer cidadão, esta segunda sessão tem como tema ‘De Pequenino se Torce a Paisagem’.

No encontro vão cruzar-se experiências de ensino e aprendizagem dirigidas aos mais novos, onde se relacionam casas, arquiteturas, territórios, patrimónios e paisagens. Depois da constatação de que existe uma iliteracia profunda em matéria de arquitetura e paisagem e de que a formação do gosto hoje se gera basicamente por padrões estereotipados disseminados pelos media, e particularmente pelos meios de comunicação digitais, com uma generalizada ausência de crítica, torna-se clara a necessidade de apostar na sensibilização dos mais novos para as questões da qualidade da arquitetura e da paisagem.

O encontro será moderado por Duarte Belo (Arquiteto e Fotógrafo) e Ana Maio (Arquiteta, Ordem dos Arquitetos) e terá como convidados Silvia Berény (Presidente da Direção e Diretora Pedagógica da OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas), Aida Carvalho (Presidente da Fundação Côa-Parque) e João Gomes Abreu (Museu da Paisagem/ESCS-IP).

Assista e participe na segunda sessão do Fórum no dia 23 de junho, das 16:00 às 17:30 em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578 (por favor não clique no link, copie-o e coloque-o no browser no dia da sessão).

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030.

Todas as sessões decorrem em formato online, através da plataforma Zoom, nos dias 26 de maio, 23 de junho, 14 de julho, 22 de setembro e 27 de outubro, sempre das 16:00 às 17:30.

26 de maio - Paisagens (des)qualificadas. Os pontos nos is

23 de junho – De pequenino se torce a paisagem

14 de julho – Nada melhor que começar por mudar o lugar onde vivemos

22 de setembro – Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem – Capacitar atores e instituições

27 de outubro – Olhares de fora: Ao encontro da qualidade na Europa

X