Conferência anual 2020

PNAP - Desafios emergentes num território em mudança

Online dias 9,10 e 11 de dezembro

A Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas e convidam a participar na 3.ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP).
Ao longo de três tardes, com a presença de vários oradores e debates interativos, procurar-se-á refletir sobre os grandes desafios que se colocam ao território nos domínios da arquitetura e da paisagem e, com o contributo de todos, traçar o caminho para o novo Plano de Ação da PNAP para os próximos dois anos.

Programa

Dia 9 de dezembro | 14:30-16:00

Youtube em direto

Abertura

Fernanda do Carmo - Diretora-Geral do Território

Apresentação e balanço da implementação da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem e da iniciativa 'Lisboa, Capital Verde Europeia 2020”

João Carlos Santos – Subdiretor Geral do Património Cultural
Gonçalo Byrne - Presidente da Ordem dos Arquitetos
João Ceregeiro - Presidente da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas
Fernando Medina - Presidente da Câmara de Lisboa

Prémio Nacional da Paisagem 2020

Paulo Farinha Marques - Presidente do Júri
Entrega do Prémio Nacional da Paisagem 2020

Encerramento

João Pedro Matos Fernandes - Ministro do Ambiente e da Ação Climática

Dia 10 de dezembro | 14:30 - 17:00

Youtube em direto

1ª Sessão | 14:30 - 15:30

Reflexão sobre a forma como a qualidade da paisagem e do ambiente construído contribuem para a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população.

A sessão contará com a presença de Helena Roseta, Coordenadora Nacional do Programa Bairros Saudáveis, Teresa Andresen, Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Jardins Históricos e Paulo Castro, Vice-presidente da Federação EUROPARC, num debate moderado por Rui Serrano, vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos e membro da Comissão Nacional da Arquitetura e Paisagem.

2ª Sessão | 15:35 - 16:30

Sessão dedicada aos temas do turismo e do património, através da qual se pretende refletir e dar a conhecer oportunidades e exemplos inspiradores sobre a valorização cultural, económica e social dos territórios através da intervenção na arquitetura e na paisagem.

A sessão contará com a presença de Rita Theriaga Gonçalves, Arquiteta Paisagista, Direção-Geral do Património Cultural, Cristina Almeida, Investigadora do Centro de Investigação DINAMIA-CET-IUL do ISCTE-IUL e Leonor Picão, do Turismo de Portugal e de, num debate moderado por Manuel Lacerda, Arquiteto, membro do grupo de trabalho OMC da Comissão Europeia "Qualidade da arquitetura e ambiente construído".

Debate interativo | 16:30 - 17:00

Neste debate, e com base em perguntas apresentadas pelos participantes, os oradores terão oportunidade de clarificar ou detalhar as matérias apresentadas. 

Dia 11 de dezembro | 14:30 - 17:00

Youtube em direto

1ª Sessão | 14:30 - 15:30

Num contexto de alterações climáticas e face aos desafios que se colocam à agricultura e floresta como setores fundamentais para a adaptação e resiliência num quadro de transformação acelerada da paisagem, serão apresentadas e discutidas as estratégias que, até 2030, poderão responder à valorização ecológica para uma maior coesão territorial.

A sessão contará com a presença de Tiago Oliveira, Presidente da Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais, Carlos Pina, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e Pedro Rosa, do Ministério da Agricultura, num debate moderado por Rosário Oliveira, investigadora no ICS-Universidade de Lisboa e membro da Comissão Nacional da Arquitetura e da Paisagem.

2ª Sessão | 15:35 - 16:30

A sessão pretende refletir sobre o desempenho das políticas de Arquitetura e de Paisagem na Europa e a forma como poderão inspirar o futuro da PNAP e a transversalidade desta política.

Esta sessão contará com a presença de João Bento, invesigador na Bartlett School of Planning - University College of London, Cristina Castelo Branco, docente na Aix Marseille Université e Margarida Cancela d´Abreu, em representação da Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas - APAP, num debate moderado por João Ferrão, investigador-coordenador (aposentado) do ICS-Universidade de Lisboa.

Debate interativo e encerramento | 16:30 - 17:00

Neste debate os participantes previamente inscritos poderão fazer intervenções, apresentando contributos para o Plano de Ação da PNAP para o próximo biénio.

Inscrição

X