II Congresso Internacional sobre a 'Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental'

Povoações Alcandoradas - Arquitetura e Paisagem

A expressão “povoações alcandoradas” traduz a relação entre comunidade e território na ocupação de um sítio altaneiro, que remete frequentemente para o imaginário da construção coletiva. A partir dessa relação mais primordial, é uma expressão que evoca um conjunto de manifestações culturais legíveis às diferentes escalas de organização do espaço, desde a casa à paisagem: corresponde, na maior parte dos casos, a um aglomerado denso, que retoma o desenho do lugar natural e sujeita as habitações a sucessivos processos de transformação; e está profundamente vinculado a uma paisagem de recursos limitados e práticas frugais de gestão partilhada das águas, dos solos e da vegetação.

O II Congresso Internacional sobre a ´Arquitetura Tradicional no Mediterrâneo Ocidental´ terá lugar em Mértola, nos dias 11 e 12 de setembro de 2020, e será dedicado ao tema das povoações de cumeada ou encosta, procurando beneficiar dos contributos de diversas disciplinas em diferentes contextos geográficos.

Pretende-se que, a partir da descrição de um caso de estudo específico, cada autor experimente uma aproximação a aspetos fundamentais do âmbito mais alargado do Mediterrâneo e do património partilhado. Com este propósito, serão privilegiadas as abordagens mais centradas nas estruturas tradicionais, não apenas na perspetiva da sua importância para a história integrada da arquitetura e da paisagem, mas também no contexto das profundas transformações dos modelos de ocupação do território que têm caracterizado as últimas décadas.

http://www.camertola.pt/povoacoes-alcandoradas-arquitetura-e-paisagem

X