A Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas está a promover uma reflexão em torno do Ordenamento do Território e da Paisagem, associada à realização de Jornadas itinerantes, que terão lugar em diferentes cidades até 16 de janeiro de 2026.
A programação das jornadas ficou a cargo da arquiteta paisagista Fátima Bacharel, especialista nesta área.
No contexto atual a APAP pretende refletir se, e como, é possível no tempo presente que os princípios e conceitos da arquitetura paisagista, incluindo os da RAN e da REN, sejam acautelados noutros âmbitos e de que forma os arquitetos paisagistas devem transmitir e aplicar o seu conhecimento acumulado, adquirido e contemporâneo no processo de ordenamento do território.
Considerando que o caminho a fazer, olhando para o futuro, não deve passar por propostas de alteração legislativa, a reflexão que se propõe, é sobre a forma de garantir que “o conceito de paisagem global serve o ordenamento do território e possibilita o desenho da paisagem.” (Ribeiro Telles, 2016, p. 110).
Nos encontros a realizar sobre esta matéria, são chamados vários arquitetos paisagistas que têm a experiência em diversos âmbitos e nos vários níveis do processo de ordenamento do território, propõe-se a realização de um conjunto de debates sobre as respetivas interações no Ordenamento do Território e na Paisagem nos seguintes âmbitos:
- Os instrumentos de gestão territorial;
- As Servidões e Restrições de Utilidade Pública;
- A Conservação da Natureza;
- A importância dos órgãos consultivos;
- A gestão das politicas de ordenamento do território;
- O ensino como preparação para a Arquitetura Paisagista na escala do Ordenamento do Território;
- Debate final: A Arquitetura Paisagista no Ordenamento da Paisagem.
Conheça o calendário e inscreva-se nas jornadas.