2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030 – edição 2022

 Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade 2030] - sessão 1

Primeira sessão | Paisagens (des)qualificadas. Os pontos nos is | 26 de maio | 16h

A qualidade da arquitetura e da paisagem é condição determinante do bem-estar e da qualidade de vida de qualquer cidadão. Para refletir e debater questões que se colocam hoje à qualidade da arquitetura e da paisagem e para auscultar a opinião de diferentes atores deste processo, a Comissão de Acompanhamento da PNAP (Política Nacional da Arquitetura e Paisagem) promove, entre maio e outubro de 2022, o 2º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade 2030], através de 5 sessões abertas dedicadas a 5 temas que se encontram na ordem do dia.

A primeira sessão, agendada para o dia 26 de maio, às 16:00, tem por tema Paisagens (des)qualificadas. Os pontos nos is e conta com a participação de Eduardo Costa Pinto (Arquiteto Paisagista, GETOUT AP), André Paxiuta (Geógrafo e Fotógrafo) e Paulo Lucas (Ativista ambiental, Associação Zero), num debate moderado por Rosário Oliveira (Arquiteta Paisagista, Investigadora, ICS – ULisboa) e Duarte Natário (Arquiteto Paisagista, Observatório de Paisagem da FCUP).

Neste primeiro encontro os convidados trarão a debate os fatores que consideram desqualificadores da paisagem e ajudarão a estimar a fatura que, mais cedo ou mais tarde, todos teremos a pagar, deixando apelos de ação que vão do cidadão, ao coletivo e às instituições responsáveis.

Participe na primeira sessão em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89939515578?pwd=R0doODQwTEw2U1U5dzdnNUlLSmJoUT09

Conheça o programa completo do 2.º Fórum Arquitetura e Paisagem [+ qualidade] 2030.

Todas as sessões irão decorrer em formato online, através da plataforma Zoom, nos dias 26 de maio, 23 de junho, 14 de julho, 22 de setembro e 27 de outubro, sempre das 16:00 às 17:30.

26 de maio - Paisagens (des)qualificadas. Os pontos nos is

23 de junho – De pequenino se torce a paisagem

14 de julho – Nada melhor que começar por mudar o lugar onde vivemos

22 de setembro – Programas de Reordenamento e Gestão da Paisagem – Capacitar atores e instituições

27 de outubro – Olhares de fora: Ao encontro da qualidade na Europa

X