PRÉMIO NACIONAL DA PAISAGEM 2018 - CERIMÓNIA DE ENTREGA

No dia 20/2/2019 foi entregue o Prémio Nacional da Paisagem 2018 (vencedor e menções especiais), na cerimónia realizada com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza e da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo (RAA), que decorreu no Salão Nobre do Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

A edição 2018 do Prémio Nacional da Paisagem distinguiu a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico pela valorização da sua especificidade, em contexto socio-económico desfavorável, tornando-se fator de desenvolvimento com resultados expressos, desde 2004, a nível local, regional e internacional.

Foram igualmente atribuídas menções especiais às candidaturas: Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (Câmara Municipal de Ponte de Lima), Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira (Câmara Municipal de Torres Vedras) e Plano de Paisagem das Terras de Coura (Câmara Municipal de Paredes de Coura).

A candidatura vencedora do PNP 2018 foi entregue em Estrasburgo, no secretariado da Convenção Europeia da Paisagem do Conselho da Europa, como a representante nacional ao Prémio Europeu da Paisagem 2018 - 2019.

A cerimónia centrou-se na importância da valorização da paisagem como um recurso tangível para o desenvolvimento, destacando a necessidade de, em função do seu enquadramento geográfico, proceder à sua preservação, gestão e/ou ordenamento, e necessariamente à sua integração nos Instrumentos de Gestão Territorial.

Pode aceder à apresentação de todas as candidaturas admitidas ao PNP 2018 e acompanhar os desenvolvimentos da edição 2018 - 2019 do Prémio Europeu da Paisagem neste portal.

--

Referência ao Prémio Nacional da Paisagem nos media:

Expresso - Vida Extra - 20/02/2019

Público - Ambiente - 20/02/2019

LUSA - 20/02/2019

 

 

 

X